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O comportamento do consumidor conectado

Estudo da MoEngage analisou mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações para entender o consumidor latino-americano, incluindo os brasileiros

Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%, sendo que no Brasil essa margem chegou a 70,2% e, no Chile, atingiu 82,30%. À medida que a transição para a rede 5G ganha impulso na região, uma urgência crescente se estabelece nas empresas: acelerar a transformação digital para acompanhar as necessidades do consumidor moderno. A constatação faz parte do estudo “Customer Engagement Benchmarks – 2022”, conduzido pela MoEngage, plataforma de engajamento com insights gerados por inteligência artificial.

As preferências de consumo evoluíram nos últimos anos e alguns aspectos foram identificados na pesquisa realizada pela martech, que analisou mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações com compradores no mundo. Inclusive para entender o cenário do consumidor latino-americano, destacando o recorte para Brasil e Chile.

Recebimento de mensagens 

Para mais da metade dos brasileiros, receber informações sobre lançamentos de produtos via redes sociais está no topo. A sondagem mostra que 52% dos brasileiros querem receber os alertas via redes sociais, notadamente Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit; 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail; 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites; 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes; 6% gostam de receber notificações via Push; e 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS.

No Chile, os alertas via mídias sociais também estão no topo, com 56% das preferências, seguidos de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%); notificações via Push (6,40%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,20%).

Acompanhamento das entregas

O trio de mensageria preferido pelos consumidores para receber avisos sobre os envios de seus pedidos é formado por e-mail, com 31,6% das preferências; o WhatsApp, canal com grande aderência no Brasil, é representado por 22,8%; e notificações via Push, com 18,4%. Os demais citados são: SMS (14,4%) e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (12,8%).

Já para os chilenos, o trio muda, mas acompanhar os status de seus pedidos por e-mail também está no comando para 38%. Diferentemente do que acontece no Brasil, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website são preferíveis por 18,4%, e em terceiro lugar as notificações via Push (16%).

Assinaturas e renovações

Para serem informados sobre o momento de renovar assinaturas, a tríade e-mail x whatsapp x push novamente está no TOP 3: 28,8% dos brasileiros preferem as comunicações por e-mail, enquanto Whatsapp ou Facebook representam 26% e as notificações via Push, 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas. Enquanto para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por e-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%.

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