O marketing digital de futuro

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Hoje o consumidor não quer só assistir, mas também participar. Ele busca produtos personalizados, cuja imagem traduza a sua identidade, quer fazer parte da construção do que irá adquirir. O marketing digital, com suas inúmeras ferramentas, vem para auxiliar as empresas neste cenário, em que os clientes se tornam grandes criadores e, mais do que mensagens prontas, querem experiência. A ClienteSA conversou com as companhias que estão investindo nas promissoras tendências de relacionamento com o cliente para este e os próximos anos.

As redes sociais são sempre evidenciadas pelas empresas que buscam estreitar o relacionamento com cliente, proporcionando um diálogo mais próximo em que o consumidor se torna um colaborador da marca. Com um público cada vez mais online, a Coral aposta na ferramenta de interação, a qual segundo o diretor de marketing da marca de tintas, Benito Berretta, é a principal fonte de comunicação. “Hoje já somos a maior página de tintas do Brasil e uma das maiores do mundo no Facebook. Disponibilizamos conteúdos diários e exclusivos através dos nossos canais no Twitter e no Facebook”, afirma. Berretta acrescenta que a Coral lançou recentemente novidades em suas plataformas digitais. “O Blog da Coral passou a ter conteúdos especiais e também um aplicativo gratuito para iPhone e celulares Android: o Coral Studio, que facilita a vida de quem precisa checar tonalidades e encontrar produtos praticamente em tempo real”, completa.

Por meio das redes sociais os usuários podem dialogar com a marca de forma instantânea. Porém, os consumidores, além do diálogo aberto e transparente com a empresa, querem experimentar a marca antes de adquiri-la. Isto pode ser possível com o marketing do futuro, o qual já acontece e envolve ferramentas de interação, as quais estão em constante evolução. 

Um exemplo de como as companhias podem encantar os clientes é saber articular a vivência cotidiana destes com a experiência da marca, em diferentes níveis. “Pensando nas pessoas que passam horas no carro para percorrer o caminho de casa para o trabalho, criamos um aplicativo para celular chamado Citroën LifeStyle, com dicas culturais, gastronomia, moda, entre outros”, explica a diretora de marketing da Citroën do Brasil, Nivea Ferradosa . “Entendemos isso não só como uma poderosa ferramenta de Marketing, mas também como uma extensão do nosso produto, uma experiência de marca que vai além da comunicação tradicional”, completa.

Redes sociais, e-mail marketing, configuradores online, e-communication. São infinitas as ferramentas digitais encontradas dentro do marketing e, cada vez mais, a integração entre estas é o que vai garantir um retorno de sucesso às empresas. Como uma marca de carros consegue aliar os meios a fim de despertar a atenção dos expectadores? “Hoje, todas as nossas campanhas possuem grande ponto de sinergia com nossas plataformas digitais. Conseguimos isto, seja por meio de um simples QRCode em nossas prints de revistas, até em um simples ´lettering´ de filme TV.”afirma. “Todos os ´Call to Actions´ têm como objetivo principal levar o cliente para nossas plataformas digitais”, completa Nivea.

Outro ponto relevante a Citroën é a utilização dos conteúdos da marca em canais como o mobile, browsers, plataformas de games e até interfaces de Windows,”Justamente pelo fato deles serem consumidos simultaneamente com a TV. A ideia é testá-los para conhecermos melhor o desempenho deles durante esta simultaneidade e, também ter a certeza de até que ponto a TV influencia na busca orgânica de conteúdo de marca e produto, durante a transmissão de um comercial ou de merchandising convencional”, conclui a executiva.

Com mais de cinquenta anos no mercado, a Anador busca se rejuvenescer  e provar que é possível tornar a marca um produto que, além de aliviar as dores de cabeça, busca interação com o público por meio da integração dos canais digitais. “Em 2013, Anador já está trabalhando neste sentido, criando um comercial de TV que ao mesmo tempo traz a mensagem de marca e gera call to action para a interação do público no aplicativo do ´Movimento Não Desista´ do Facebook”, evidencia o  gerente da Anador, da Boehringer Ingelheim, Rodrigo Kurata. “Além deste link no comercial, utilizamos as rádios e ações de merchandisings para falar da plataforma do movimento. Estamos num processo de grande aprendizado que certamente nos ajudará a criar campanhas cada vez mais integradas e eficientes nos próximos anos”, conclui.

Buscando oferecer soluções, as quais facilitem a vida do cliente, as empresas estão tendo, obrigatoriamente, que se renovar e acompanhar as tendências nas ferramentas digitais. De acordo com o diretor de marketing da Coral, foi seguindo esta linha que a companhia pensou em campanhas multiplataformas e não somente no estilo 360º, além de 365 dias. “Oferecemos conteúdos, informações e respostas a dúvidas por meio de um diálogo aberto com nossos principais públicos, que estão cada vez mais se tornando online e buscando conteúdos e informações exclusivas”, finaliza Berretta.
 
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