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O que preocupa os CEOs, CIOs, CFO…



Competição, preocupações com a economia e a retenção dos melhores talentos. Estas são as três principais preocupações de 867 executivos C-level (CEOs, CFO, COOs, etc.) consultados pela Accenture, empresa de consultoria, tecnologia e outsourcing. O levantamento, realizado nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Alemanha, Espanha, China e Japão, verificou ainda que o alcance das companhias em escala global aumentou, graças ao incremento no número de escritórios, clientes e fornecedores.


A pesquisa verificou ainda que, para os executivos consultados, a competição (73%), a saúde das economias e a falta de habilidade para gerenciar capital humano (67%, em ambos os casos), a reputação (62%) e problemas para desenvolver novos produtos e serviços (51%) são os principais obstáculos para se obter sucesso nos negócios. Estes itens também foram apontados no primeiro levantamento feito pela Accenture sobre o tema, em 2005. Comparativamente, as preocupações com o tema talento foram as que mais sofreram alterações. Há dois anos, o índice para este item era de 60%.


De acordo com Mark Foster, responsável global pela área de consultoria da Accenture, no contexto do mundo multipolar, onde o poderio econômico é distribuído entre múltiplos países, a guerra por talentos torna-se cada vez mais preponderante. “É preciso ressaltar também o papel das novas tecnologias, que transformam o modo como trabalhamos e nos direciona para ambientes cada vez mais colaborativos e integrados. Organizações de alta performance precisam, portanto, se preparar para entender este cenário e atuar em conjunto com os colaboradores de forma estratégica”, explica Mark.


O estudo aponta ainda que a globalização é tema de inquietação junto aos executivos. Mais da metade dos consultados (56%) informaram que estão preocupados ou muito preocupados com o impacto da mundialização dos negócios. Os entrevistados ainda expressaram dúvidas quanto à capacidade de manter uma cultura corporativa em comum (54%) bem como, a forma de entender as necessidades locais dos consumidores e os atenderem de forma efetiva. Um em cada cinco pesquisados (21%) afirmou que suas organizações não estão adequadamente preparadas para lidar com os cenários acima.


“A rápida expansão de negócios representa um desafio de gerenciamento significativo e abre portas para várias oportunidades”, afirma Foster. “Companhias que atuam em diversos mercados terão sucesso ao alinhar suas operações de forma concisa e diferenciarem seus produtos. Ao mesmo tempo, os líderes destas organizações devem manter e estreitar seus valores corporativos e assegurar que suas equipes saibam atuar em múltiplos cenários de negócios”, completa.

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