Quando ingressaram no mercado de trabalho, há mais de 25 anos, os membros da Geração X, nascidos entre 1965 e 1976, foram rotulados de Geração MTV e eram vistos como os desorientados de 20 e tantos anos, que não tinham dinamismo e que levavam muito tempo para amadurecer. Hoje são tão sobrecarregados de responsabilidades como seus pais quando tinham a mesma idade. É o que revela o estudo Geração X: A Geração MTV entra na Meia-Idade, realizada pelo MetLife Mature Market Institute.
Segundo o estudo, 43% permaneceu na mesma carreira durante todos os anos de trabalho e mais de 40% continuou no mesmo emprego por 10 anos ou mais, sendo que 75% trabalha em tempo integral ou meio período. A maioria faz parte de um grupo onde os dois cônjuges são os provedores. Em relação à vida social, 70% da Geração X vive com um cônjuge ou parceiro, têm dois filhos e 82% possui casa própria.
Chegando agora na meia-idade, a Geração X faz parte da geração sanduíche, que precisa cuidar dos filhos e também dos pais. Apenas 10% são avós. Na realidade dos Estados Unidos, onde foi feita a pesquisa, a economia foi dura com o grupo, que hoje está na faixa dos 36 a 47 anos: só 19% ganha menos que US$35 mil por ano e 29% ganha mais que US$100 mil por ano. Porém, eles tiveram muito mais acesso à educação que qualquer outra geração anterior: 43% tem diploma universitário e apenas 50% não atingiram suas metas de economia para aposentadoria.
Outros aspectos da geração X revelados pelo estudo são: A maioria (63%) ainda tem os dois pais vivos. Quase dois entre dez ajudam regularmente os pais idosos; 46% foram crianças que ficavam sozinhas em casa porque os pais trabalhavam fora; Quase seis entre 10 pessoas relatam que os exercícios físicos fazem parte da sua rotina diária; Aproximadamente 20% nunca casou; 70% não tem confiança que a previdência social poderá oferecer os benefícios quando eles se aposentarem; A maioria gostaria de se aposentar com 62 anos de idade, mas acredita que continuará trabalhando pelo menos até os 67 anos; Duas em cada 10 pessoas já foram casadas mais de uma vez; Em média, a geração X possui cerca de quatro produtos financeiros e aqueles com renda mais elevada tendem a ter mais produtos.