A Oracle América Latina anunciou a nova estratégia para os mercados verticais, que envolve os públicos de seu ecossistema na região. A partir de agora, a empresa terá uma oferta completa para o mercado por intermédio de um ecossistema formado por empresas de hardware, integradores de sistemas e desenvolvedores de software independentes (ISVs, da sigla em inglês). Este novo pacote de produtos e serviços, com base nas soluções desenvolvidas pelos ISVs em plataforma tecnológica Oracle, adapta-se às necessidades específicas dos mercados verticais da região.
A inovação consiste em oferecer aos clientes uma solução pré-definida na qual software, hardware e serviços encontram-se totalmente integrados, para garantir uma redução significativa no tempo de implementação e nos custos. “Um dos inconvenientes mais comuns enfrentado pelas empresas que adquirem soluções tecnológicas é a integração de uma nova solução de negócios com as demais já utilizadas. Para transpor este obstáculo, desenvolvemos ecossistemas para mercados verticais que nos permitem chegar ao cliente com uma solução 100% especializada e, ao mesmo tempo, pré-integrada”, explicou Sandra Vaz, vice-presidente de Alianças e Canais da Oracle América Latina.
Até o momento, a Oracle já havida definido cinco ecossistemas para a América Latina: educação e saúde na Colômbia, setor público na Argentina, construção no Brasil e varejo no México. “A base que sustenta a estratégia da Oracle na América Latina é a oferta de soluções cada vez mais especializadas e adequadas às necessidades de cada setor. A especialização e o compromisso dos canais são a chave para permitir uma implementação de sucesso”, afirmou Sandra.
A Oracle conta atualmente com 1.550 parceiros de negócios na América Latina, por meio dos quais realiza 60% das vendas na região. Para consolidar os vínculos com os parceiros e de acordo com a nova estratégia de ecossistema, a empresa implementou um regime de especialização, capacitação e treinamento do canal. A especialização programada pela Oracle parte do treinamento geral sobre Oracle PartnerNetwork (OPN) e, então, avança em três etapas que contemplam a especialização em produtos, soluções e indústria.