Os passageiros querem ter mais controle sobre suas viagens e estão buscando mais ofertas de autoatendimento e aplicativos móveis, com o objetivo de reduzir o estresse. É o que mostra a pesquisa Air Transport World Passenger Self-Service Survey 2012 da Sita, empresa de comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo. Segundo o estudo, o número de passageiros com smartphones aumentou em relação ao ano passado, de 54% para 70%, o que faz aumentar a demanda por serviços, como atualização de informações de autoembarque e status de voos, nos celulares.
O autosserviço continua cada vez mais popular entre os passageiros: quase dois terços usaram um canal de autoatendimento para fazer check-in no dia da pesquisa, contra pouco mais da metade no ano passado. Além disso, cerca de 90% dos passageiros que participaram da pesquisa apontaram as atualizações de voos nos celulares e o autoembarque como as tecnologias mais importantes de autoatendimento. A pesquisa foi realizada com a participação de 2.526 passageiros de mais de 70 países,.que passaram pelos eixos dos seis principais aeroportos mundiais: Aeroporto Internacional de Abu Dhabi; Internacional da Capital Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos, São Paulo.
“O que os passageiros realmente desejam é evitar atrasos e receber informações sobre tudo o que está acontecendo em relação aos voos. Quase todos os entrevistados afirmaram que gostariam de ter um serviço de redução de filas e 89% votaram no autoembarque como a tecnologia mais avançada. Já estamos vendo os efeitos do check-in móvel nos aeroportos, com o aumento de um terço durante este período, e até 21% dos passageiros já utilizaram o cartão de embarque móvel. Estamos agora no ponto de inflexão do crescimento explosivo de serviços móveis oferecidos aos passageiros”, afirma Francesco Violante, CEO da Sita.
Confira outros dados da pesquisa:
– 68% escolheram o check-in automático de bagagens como uma das principais ofertas do autoatendimento.
– Os sites ocupam a posição de plataforma mais utilizada para o check-in, com 79% dos passageiros usando regularmente ou ocasionalmente.
– A utilização dos quiosques cresceu: 77% dos passageiros usam o terminal para o check-in.
– 62% dos passageiros estão ativos nas redes sociais.
– Apenas 65% dos passageiros afirmaram que gostariam de ter as atualizações de voos oferecidas nas redes sociais, enquanto 89% irão utilizá-las quando forem oferecidas no celular.