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São Paulo, Brasil - 27 de fevereiro de 2024, 11:01

Pernambucanas estrutura modelo de live commerce

Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas

Em parceria com a Cliqx, varejista democratiza o acesso e desenvolve solução que permite atuação independente de suas mais de 480 lojas no país

A Pernambucanas anunciou a ampliação de sua estratégia comercial com a criação de um novo canal de vendas por meio de estratégia de live commerce, união entre live streaming e e-commerce. Em parceria com a empresa de tecnologia Cliqx, a varejista desenvolveu um modelo exclusivo no mercado que permite uma atuação descentralizada, democratizando assim o acesso ao canal. 

Com a iniciativa, cada uma das mais de 480 lojas da marca tem autonomia para realizar sua própria transmissão ao vivo, definindo dia, horário e produtos, baseados em suas necessidades, particularidades da região e perfil de público. A plataforma é totalmente integrada ao estoque das unidades e o cliente pode comprar o produto ali mesmo e escolher retirar em até 2 horas.

“A live commerce da Pernambucanas é realizada pelos próprios colaboradores ou gerentes das lojas. Isso possibilita fortalecer ainda mais o relacionamento que eles já possuem com o público que visita a loja, permitindo que tenham acesso a descontos exclusivos ou mesmo lançamento de coleções. Por meio da plataforma é criado um link de acesso à live, que pode ser compartilhado com os clientes pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer rede social”, detalhou Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Conexão estreita

Na concepção do executivo, a marca é reconhecida pela forte conexão com as famílias brasileiras. “Nossos colaboradores e gerentes conhecem em profundidade os clientes que são atendidos em nossas lojas, inclusive fazem parte da mesma classe social, o que contribui diretamente com o atendimento já que têm as mesmas preferências e necessidades. Por isso, decidimos estruturar um modelo descentralizado de live commerce que valoriza a cultura regional, potencializando toda essa linguagem e comportamento tão particulares”.

A jornada de compra do cliente acontece simultaneamente, pois a plataforma possibilita que os apresentadores mostrem os produtos, que ficam disponíveis para a compra diretamente na transmissão ao vivo. Além disso, cada loja consegue acompanhar o desempenho de venda em tempo real, por meio de um dashboard gerencial. São apresentadas informações como a quantidade de pessoas ativas, total de compradores, volume de venda, faturamento, produtos mais vendidos, além de um chat em que é possível esclarecer dúvidas rapidamente. Em menos de 2 meses, já foram realizadas mais de 900 lives.

Para garantir que as transmissões ao vivo respeitem as diretrizes da marca, a Pernambucanas desenvolveu um curso em sua Universidade Corporativa Digital que contém diversas orientações e recomendações, tanto sobre a produção quanto sobre a linguagem e discursos utilizados. Também disponibilizou materiais de apoio como o Manual de Uso, Guia de Boas Práticas, Guia de Produção e Manual de Exposição dos Produto.

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