O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Sandrina Grubba, CXO da Conta Azul

Estratégia de customer centric fidelizando empreendedores

CXO da Conta Azul descreve de que forma a startup tem ajudado a dar perenidade a empresas por meio de uma gestão profissional

Criar uma empresa, no Brasil, vai muito além da realização de um sonho por meio da venda de um produto ou serviço. Trata-se de enfrentar, também, desafios financeiros, tributários e administrativos, razão pela qual, o sonho morre antes dos primeiros cinco anos de existência. Fruto de pesquisas e reflexo da realidade de muitas empresas, esse dado é o que motiva a atuação da Conta Azul, plataforma voltada a empreendedores e contadores e que tem ajudado a diminuir a mortalidade de empresas. Oferecendo, há dez anos, junto com os softwares, consultoria one-to-one, treinamento especializado, a empresa evolui diariamente sua visão do negócio com alto grau de acessibilidade, usabilidade e um atendimento dedicado por meio de equipes chamadas internamente de “encantadores de clientes”. Descrevendo a estratégia de customer centric adotada pela startup para assegurar crescimento e fidelização, Sandrina Grubba, CXO da Conta Azul, participou, hoje (01), da 554ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Contando, de início, um pouco da trajetória que a conduziu, há nove anos, para compor o quadro de lideranças da empresa, a executiva mostrou o quanto sua atenção à construção da experiência do cliente está lastreada, também, por um desenvolvimento acadêmico. Formada em Engenharia da Computação, ela estudou também Administração Global na Universidade de Lisboa e, paralelamente à atividade executiva, atua como coaching profissional e mentora da escola de negócios G4. A CXO salientou que foi em um ambiente de extrema competitividade, por meio de liderança junto a inúmeros tipos de equipes multidisciplinares, que desenvolveu sua paixão pelo aprimoramento da jornada do cliente como forma de ganhar espaço no mercado.

“A organização que não estiver atenta à relevância que adquiriu a experiência do cliente, como estratégia fundamental, está fadada a desaparecer, talvez, dentro dos próximos cinco anos. Oferecer um diferencial atrativo no segmento em que se atua é o que constitui essa experiência que irá perenizar a empresa.”

Isso acontece, na visão dela, pela facilidade em se adquirir produtos e serviços, tornando fácil, também, a troca de fornecedor em um estalar de dedos. Entretanto, isso não acontece apenas do lado do que Sandrina chamou de tornar-se um “ícone de referência”. Mergulhada no universo das pequenas e médias empresas que formam parte importante da base dos clientes da Conta Azul, ela considera alarmante um dado já conhecido: mais da metade dos novos CNPJs deixam de existir antes de completar cinco anos. “Isso acontece porque, além de nascer sem essa cultura de centralidade do cliente, o empreendedor que fez surgir uma empresa a partir de um sonho, geralmente não está preparado para orquestrar tudo o que ajudará a consolidar a iniciativa.” É justamente onde entra a proposta de valor da Conta Azul, cujo ambicioso propósito é mudar o país por meio do impulso ao empreendedorismo.

Para ela, esse universo pode alavancar a economia e gerar empregos, sendo que tudo se resolve pela disciplina financeira e administrativa. Trata-se, destacou a executiva, de fazer a melhor gestão do negócio tomando, na maior parte das vezes, as decisões mais acertadas. Nessa linha, a CXO considera que a Conta Azul cumpre bem seu papel pela oferta de ERP e do serviço que é entregue ao empreendedor. “Possibilitamos aos responsáveis pelos negócios se concentrarem em seu core business, nos responsabilizando por toda parte burocrática, seja de gestão, contábil ou financeira. Por isso, consideramos crucial ter a vinculação com o contador no nosso ecossistema. Este profissional pode ajudar a alavancar as empresas com sua especialidade e, por isso, a Conta Azul tem esses dois públicos, o dono do negócio e o contador, como clientes.”

De acordo com Sandrina, o que permite um maior acesso do pequeno empreendedor aos sistemas de ERP é que estes requerem, hoje, um investimento muito menor e de implantação bem mais rápida do que em um passado não muito distante. Na sua concepção, o caráter disruptivo da Conta Azul está justamente em oferecer usabilidade e adaptabilidade, dentro de um custo muito acessível a esse pequeno empresário. “Por meio de nossos softwares e aplicativos, permitimos que o cliente, de forma simples e rápida, de onde estiver, possa acessar o sistema e os dados, obtendo uma visão completa de como está sendo gerida a empresa.”

Segundo ela, a cultura da tecnologia nos mercados em geral tem facilitado o entendimento e aceitação da proposta. “Hoje, o empreendedor e os contadores já veem com naturalidade e se sentem seguros em ter seus dados em nuvem, pois muito do que já fazem há tempos é nos ambientes on-line.” A executiva pôde contar também de que forma a empresa aplica como premissa a cultura customer centric, pois entendem que, somente um plano estratégico de colocar o cliente em primeiro lugar nas decisões, pode criar recorrência e fidelização. A CXO assegurou ainda que, na Conta Azul, o lema de criar “Experiência Uau!” é o ponto de partida para se medir a percepção da base, detalhando como isso é feito na jornada completa oferecida pela organização. E, respondendo a questões do público participante, descreveu de que forma é trabalhado o design de experiências positivas por meio de criatividade e insights de pesquisas.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 553 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana amanhã (02), com o convidado André Abramo, head de brand strategy e marketing communications do Grupo L’Occitane, que abordará a transformação da experiência do shopper com a marca. Para a próxima semana, a agenda da série já tem fechados para a segunda-feira (05), a presença de Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil (caminhões e ônibus); na terça, Francisco Massaro, head de transformação digital da Ingredion para América do Sul; e, na quinta, Daniela Galego, head of sales do Yahoo Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima