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Por que marketing digital?

Autor: André Siqueira
Apesar de já ser uma metodologia difundida há muitos anos por empresas em todo o mundo, para alguns ainda é uma novidade. O marketing digital se destaca como uma solução devido à atual conjuntura mercadológica. Seja por uma necessidade de manter a competitividade, seja de se adaptar ao comportamento do consumidor. Além disso, é uma metodologia universal, aplicável para empreendimentos de todos os tamanhos, segmentos e momentos econômicos. E, o mais importante, gera resultados! Por isso, neste artigo, veremos as oito principais razões para investir nessa metodologia. 
Porque o comportamento do consumidor mudou
Nos últimos anos, o acesso a desktops, notebooks, tablets e smartphones passou a incluir digitalmente milhões de pessoas pelo Brasil. Dados do IBGE/PNAD mostram que em 2014 a internet já estava presente em 54,9% das casas, com 95 milhões de usuários. A perspectiva, obviamente, é de crescimento contínuo, ano após ano. Esses números representam o cenário atual de consumo e comportamento do público. Mesmo que a maioria dos usuários ainda não finalize uma compra pela internet, grande parte, ao menos, inicia sua jornada de compra pela web. É comum que as pessoas consultem o Google, sites e blogs especializados, YouTube e outras redes sociais para encontrar mais informações sobre um produto/serviço de interesse ou para resolver um problema que possuem. 
Logo, se as pessoas estão presentes na internet e interagindo em espaços nos quais sua marca pode fazer parte do diálogo, por que então não se inserir nesse contexto?
Porque é um meio de atrair mais clientes e aumentar as vendas
Construir uma presença digital significa também expandir as fronteiras do seu negócio. É uma forma de a sua empresa ter contato com mais pessoas, criar novos relacionamentos, gerar leads, conquistar clientes e ver suas vendas aumentarem. Com o marketing digital, você não depende de ações em marketing offline como TV, rádio, jornal e mídias externas. Tampouco a interação com o público ocorreria somente na sede física da empresa. Ter um site, criar um blog, um canal de contato por e-mail e perfis em redes sociais amplia o alcance da sua marca. Assim, suas ofertas e conteúdos se tornam acessíveis para consumidores que, entre outros motivos, não os conheciam ou não poderiam consumi-los por questões geográficas.
Porque seu negócio ganha exposição
Atualmente, o seu negócio é capaz de atingir as 95 milhões de pessoas que usam internet no Brasil? Claro, que na Internet dificilmente você se comunicaria com um número tão grande de usuários. Mas, certamente, sua empresa teria uma exposição maior do que sem o marketing digital. Utilizando técnicas de inbound marketing, SEO e links patrocinados, a sua marca pode aparecer nos primeiros resultados do Google, ser referenciada em sites relevantes em sua área ou ter seus conteúdos compartilhados pelo Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e outras mídias sociais.
 
Porque sua campanha pode ser direcionada da forma mais segmentada possível
A assertividade na comunicação é um dos principais trunfos do marketing digital. Quando você, por exemplo, aplica o inbound marketing junto às técnicas de SEO, somente as pessoas que pesquisarem por temas relacionados aos seus conteúdos e ofertas poderão acessar seu site por meio do Google e outros buscadores. O mesmo acontece com os anúncios quando são bem segmentados. Plataformas como o Google AdWords e o Facebook Ads oferecem opções para que os anunciantes possam direcionar suas peças de acordo com: palavras-chave; localização geográfica; dias e horários; interesses de compra; preferências pessoais e outros parâmetros. Os riscos de dar um tiro no escuro no marketing digital são mínimos, pois não há uma massificação da comunicação, mas sim uma customização, que praticamente beira a personalização de conteúdos e anúncios.
Porque é um meio de você se relacionar com a audiência e fidelizar clientes
Na internet, relacionamentos sólidos são capazes de produzir melhores percepções para a marca, atrair clientes e fidelizá-los. Canais como e-mail marketing e redes sociais, quando bem utilizados, cumprem o papel de estabelecer conversas com os consumidores que interessam para a sua empresa. Pela página da sua empresa no Facebook, por exemplo, você pode responder comentários de seguidores em seus posts, atender as mensagens por inbox ou acompanhar o que os consumidores falam da sua marca. Por e-mail, você pode interagir diretamente com um contato e enviar conteúdos e ofertas que estejam diretamente ligados aos interesses dele. A internet oferece a possibilidade de conhecer os consumidores que interagem com a sua marca. Logo, quanto mais próximas e segmentadas forem as ações de marketing, mais os clientes se sentirão atendidos e satisfeitos.
Porque você consegue mensurar e provar o ROI (retorno sobre o investimento)
Utilizando o marketing digital você saberá exatamente quanto cada uma de suas estratégias rendem às suas receitas. Todas as ações e reações podem ser mensuradas em tempo real. Ou seja, é possível identificar, enquanto estão sendo executadas, o desempenho real de cada uma. Na prática, você pode monitorar, entre muitas outras métricas: as visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos de um post; os comentários e compartilhamentos de uma publicação em um blog; os cliques e conversões geradas a partir de uma campanha de links patrocinados; as taxas de abertura, cliques e conversões de uma campanha de e-mail marketing. Isso permite que você calcule e prove o ROI das suas estratégias. Mais do que isso, possibilita a identificação de falhas nessas ações e sua posterior otimização, como uma mudança de palavras-chave, tipos de conteúdo ou configurações de segmentação.
Porque seu concorrente já está investindo
Cada dia que você deixa de investir em marketing digital é mais um dia que os seus concorrentes estão à frente do seu negócio. Em 2010, 90% das empresas já praticavam alguma ação do tipo no mercado brasileiro, segundo a pesquisa Marketing Visão 360º. Agora, imagine o crescimento dessa taxa com o avanço do mobile marketing e do aperfeiçoamento e surgimento de outras redes sociais, como Instagram e Snapchat. Faça você mesmo uma busca no Google, no Facebook e em outras redes sociais para achar os seus concorrentes. Provavelmente, você os encontrará e poderá analisar como eles se comportam. Essa pode ser uma boa tática para identificar oportunidades e ameaças às suas estratégias.
Porque é uma metodologia para criar uma máquina de crescimento previsível e escalável
A metodologia Máquina de Crescimento da Resultados Digitais é totalmente baseada em ações de marketing digital. São atividades que variam de níveis mais iniciantes até mais avançados, com o objetivo de promover um crescimento eficiente e estável para os clientes. A previsibilidade e escalabilidade são possíveis, em grande parte, graças ao alto poder de mensuração, do conteúdo e do relacionamento que o marketing na internet proporciona. 
Os benefícios do marketing digital apontam para um caminho que o torna essencial a qualquer empresa: gerar mais resultados, gastando menos. A economia vem pelas plataformas usadas, como blogs, redes sociais e e-mail que, acima de tudo, dão mais amplitude para uma marca. Além da eficiência pela capacidade de segmentação, mensuração em tempo real, otimização de estratégias e relações com os clientes, que resultam em negócios e fidelização.
Em suma, é um processo completo e necessário para um empreendimento sobreviver no mercado, se aproximar do seu público e aumentar suas vendas com previsibilidade e controle de todos os resultados. 
André Siqueira é cofundador e diretor de marketing da Resultados Digitais

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