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Programas de fidelidade crescem mais de 49% no terceiro trimestre de 2022

Levantamento da Abemf mostra que alta também pode ser verificada na interação dos participantes com os programas, no acúmulo e resgate de pontos/milhas

O faturamento bruto das companhias especializadas em programas de fidelidade chegou a R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022. Esse valor é 49,3% superior ao registrado no 3T21 e 33,1% maior do que no mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia. Os números foram levantados pela Abemf – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, apontando que o contínuo crescimento do setor pode ser visto em todos os indicadores do terceiro trimestre do ano passado.

Segundo Paulo Curro, diretor executivo da associação, “a interação dos brasileiros com os programas de fidelidade também continua aumentando. O número de transações, que mede essa atividade, subiu 7,8% no terceiro tri, em relação ao mesmo período do ano passado, na comparação com 2019, o aumento foi de 30,9%, chegando a 6,4 milhões”.

Os pontos/milhas emitidos, aqueles que foram acumulados no terceiro trimestre, atingiram o montante de 138,2 bilhões. Esse número é 54,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, e 86,6% acima de 2019, mostrando que mesmo para números pré-pandemia, a alta é representativa. Desses, 6,2% vieram de passagens aéreas e 93,6% foram recebidos por meio de compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços.

Programas de milhagem

Outro número aferido pela Abemf refere-se aos pontos/milhas que foram resgatados, ou seja, convertidos em produtos ou serviços, que chegaram a 102 bilhões, sendo 27,1% maior do que no 3T21, e 55,8% acima do mesmo período em 2019. Desses, 13,2% deles foram utilizados para adquirir produtos e serviços não aéreos como itens para casa, descontos, cashback e outras vantagens disponíveis nos catálogos dos programas de fidelidade. Mas, a maior parte continuou sendo convertida em passagens aéreas, 86,8% do total.

Entre os destinos nacionais mais visitados pelos participantes dos programas que trocaram seus pontos/milhas por passagens estão São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador, nessa ordem. Em viagens internacionais, Orlando-Flórida foi o local preferido, seguido de Lisboa, Miami, Santiago e Madri, em um ranking sem alteração na comparação com os dois primeiros trimestres do ano.

Ainda no terceiro tri de 2022, cresceu também o número de cadastros. A quantidade de inscrições nos programas chegou a 189,1 milhões, representando um aumento de 8,4% sobre o mesmo período de 2021. Lembrando que esses não são números únicos, se referem a cadastros e não a consumidores, pois eles podem utilizar mais de um programa ao mesmo tempo.

Além disso, a taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que venceram no período, ficou em 15,8%, seguindo a média dos resultados anteriores. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no semestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

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