Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon

Programas de lealdade continuarão sendo uma forte estratégia de marketing em 2024

Os avanços tecnológicos permitem que as empresas personalizem ofertas com base no comportamento do cliente, tornando os programas de lealdade ainda mais atraentes

Autor: Aluísio Diniz Cirino 

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Isso significa que o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que assegura o aumento das vendas e a redução das despesas das empresas.

Kotler ressalta que a retenção de clientes é tão vital para o negócio quanto a aquisição de novos. Nos últimos anos, o mercado tem passado por muitas mudanças e testemunhado naturalmente um mundo mais VUCA: Volátil (volatility), Incerto (uncertainty), Complexo (complexity) e Ambíguo (ambiguity).

Diante dessa diversidade, uma das estratégias mais assertivas adotadas pelas empresas são os programas de fidelidade, que cresceram exponencialmente após a pandemia de Covid-19. Essas iniciativas tornaram-se cada vez mais populares à medida que as empresas buscam fidelizar os clientes e garantir a recorrência nas compras de produtos ou serviços.

Os programas de lealdade são estratégias de marketing que recompensam os clientes por compras recorrentes e fidelidade à marca. Esses programas geralmente incluem pontos, descontos, recompensas, brindes ou acesso a ofertas exclusivas. Os clientes acumulam benefícios à medida que continuam a fazer compras, incentivando-os a escolher repetidamente uma marca específica em detrimento da concorrência.

Mas, por que esses programas continuam ganhando relevância? A resposta é simples. Com a crescente competição em todos os setores, a fidelização do cliente tornou-se uma necessidade. Nesse sentido, os programas de lealdade ajudam as empresas a se destacar em mercados saturados.

Como mencionei no início deste artigo, é mais caro adquirir novos clientes do que manter os existentes. Nesse sentido, os programas de lealdade são uma estratégia de retenção de clientes eficaz e econômica.

Além disso, os avanços tecnológicos permitem que as empresas personalizem ofertas com base no comportamento do cliente, tornando os programas de lealdade ainda mais atraentes. Dessa forma, os programas incentivam a recorrência nas compras, criando uma base de clientes leais. Sabemos, ainda, que as empresas precisam ter uma base de dados para armazenar informações sobre qualquer assunto ou finalidade, como a idade do consumidor, endereço, o que mais compra e o que menos compra. Com esses dados, é possível aprimorar ainda mais as estratégias de marketing.

Contudo, a empresa precisa entender que não se trata apenas de ativar um programa qualquer de fidelidade e achar que, com isso, está resolvido. Pelo contrário, a empresa precisa criar uma estratégia eficiente de programa de lealdade, na qual ofereça recompensas significativas e relevantes para o perfil de seu público.

Antes de oferecer um programa de vantagens aos clientes, é preciso personalizar as ofertas e comunicações aos clientes, e isso pode ser feito com base de dados dos consumidores. Quanto mais personalizada for a experiência, mais eficaz será o programa de lealdade.

Outra dica fundamental é manter a comunicação clara e contínua com os consumidores. Isso ajuda a mantê-los informados sobre suas recompensas e ofertas especiais, além de ser uma maneira de manter o interesse e o engajamento deles.

Quer outra sugestão? Proporcione facilidade. Ou seja, ofereça ao consumidor um programa de lealdade fácil de acessar e acompanhar. Se pedir muita informação ou for algo que leve muito tempo do cliente, o cliente desiste e não se cadastra. Para que isso não aconteça, é preciso oferecer um programa que seja intuitivo e gratificante.

Compreenda que os programas de lealdade não são apenas uma tendência em estratégias de marketing para 2024, mas uma necessidade. Com a crescente concorrência, os clientes estão mais exigentes do que nunca, e as empresas precisam se esforçar para mantê-los fiéis. À medida que o mundo do marketing evolui e os clientes se tornam mais exigentes, os programas de lealdade continuarão a desempenhar um papel de destaque para as empresas que desejam prosperar. Valorize o seu consumidor o ofereça que ele precisa: confiança e vantagens.

Aluísio Diniz Cirino é CEO da Lecupon.

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