A ferramenta analisa o formato e as medidas corporais da pessoa através da inteligência artificial auxiliando na decisão de compra
A Provador Virtual, pertencente à holding Retail Tech.Studio, anunciou sua chegada ao mercado, com tecnologia que analisa o formato e as medidas corporais da pessoa através da inteligência artificial e oferecendo ainda recomendações de caimento. Desta forma, promete auxiliar a decisão de compra e reduzir as devoluções e trocas. Para o consumidor utilizar a ferramenta, basta acessar o site de um e-commerce que tem o provador incorporado, sem a necessidade de baixar um aplicativo. O recurso utiliza uma rede neural para informar com precisão tamanhos e realizar recomendações.
“Entre os diversos benefícios para os negócios on-line, o Provador Virtual diminui o tempo dos funcionários no pós-venda, sobretudo com as devoluções de produtos. Reduz ainda o espaço utilizado para o seu armazenamento, assim como simplifica o respectivo gerenciamento. Outro grande ponto positivo é a fidelização do consumidor resultando no aumento das vendas e do preço do ticket médio”, informou Ricardo Cavaretti, CEO da RetailTech.Studio.
De acordo com o executivo, “uma das grandes inovações que desenvolvemos em nosso produto, foi a criação de uma rede neural capaz de ser reproduzida no front end da aplicação, isso significa, possibilitar o uso em escala a um valor acessível aos pequenos negócios. Além disso, criamos recursos, como a personalização de URLs para micro e pequenos empreendedores, que operam através de vendas por WhatsApp e Instagram, incorporando a recomendação de tamanhos em processo de vendas utilizando inteligência artificial”.
Na avaliação do CEO, no Brasil, onde a logística de devolução é frequentemente dispendiosa e complexa, essa inovação representa uma mudança fundamental no setor de varejo on-line. “Devido a isso as margens de lucro muitas vezes são estreitas. Mas o nosso objetivo é democratizar a utilização dessa tecnologia, tornando-a acessível para empresas de moda de todos os tamanhos. Para alcançar esse objetivo este produto diferencial está disponível por um preço bastante acessível e cinco vezes menor do que o oferecido pelo principal concorrente no setor e com resultados mais precisos”.
Como funciona
A análise feita pela inteligência artificial inicia com o consumidor escolhendo o gênero que ele se identifica, buscando reduzir as distinções tradicionais entre roupas masculinas e femininas, depois ele acrescenta sua altura, peso e idade. Posteriormente, o cliente também responderá algumas perguntas para que a plataforma faça o reconhecimento do formato corporal, que inclui os formatos retangular, triangular, ampulheta, oval e triângulo invertido. Por fim, a rede neural calcula as medidas precisas do corpo do consumidor, garantindo que ele encontre o tamanho mais adequado com confiança. O Provador Virtual cria uma rede neural para cada marca com a tabela de medidas correspondente. A tecnologia está em sua versão de testes e estará em breve disponível para o varejo.