Autor: Marcio Eugênio
Já está na hora de abrir minha loja virtual? Devo começar pela loja virtual ou física? O que precisa estar estruturado em sua empresa para ter sua loja virtual? Muitos empreendedores se deparam com essa dúvida em um determinado momento de seu negócio. Uma loja virtual precisa ser concebida com o mesmo planejamento e cuidado que qualquer outro empreendimento requer. Ela é interessante para quem não tem espaço físico para oferecer seus produtos ou então quer expandir o território de alcance da sua marca. Antes de abrir, porém, é preciso pensar no público-alvo e nos produtos que serão ofertados, além de analisar as ferramentas e estratégias de venda para promover o e-commerce.
Começar pela loja virtual ou física? Os dois movimentos existem e estão corretos. Há quem já possua loja(s) física(s) e queira implantar um e-commerce não só para aumentar seu raio de vendas, como também para fortalecer a marca online e oferecer mais um canal de vendas para os clientes já fidelizados. Do lado inverso, existem os empreendedores que possuem uma loja virtual e, com o crescimento do negócio (não só em faturamento, mas também quanto a questão de estoque), decidem consolidar sua marca em um espaço físico.
O que preciso ter estruturado em minha empresa para ter uma loja virtual? Para montar uma estrutura de e-commerce, não basta trabalhar neste canal quando tem algum tempo vago. É preciso ter dedicação em cadastrar produtos, atender aos pedidos e questionamentos dos clientes e também, investir em marketing para promover a loja. Ou seja, é necessário ter tempo para se dedicar – ou então contratar alguém que o tenha.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual