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Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery semanalmente

Estudo da Kantar aponta que conveniência e prazer estão no topo das motivações para os pedidos

No Brasil, 28% das pessoas recorrem ao delivery de comida, realizando um ou mais pedidos semanalmente, de preferência comida de origem ocidental (65%), sendo pizza a refeição favorita. As informações fazem parte do estudo “Dining out’ at home!”, realizado pela Kantar, especializada em dados, insights e consultoria. A empresa pesquisou hábitos de 10 países – Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, México, Portugal, Reino Unido e Tailândia -, com entrevistas realizadas em junho de 2022 que contemplaram 15 mil pessoas, representando 30% da população global.

A sondagem comprova  a consolidação desse hábito, acelerado globalmente com o boom durante a pandemia de Covid-19, mas mostra, também, que as refeições fora de casa estão ganhando espaço neste ano. No Brasil, 28% das pessoas já apostam na modalidade on premise (consumo no local) e 20% no modelo take away (pedidos retirados no balcão).

Outra novidade destacada no estudo é que as refeições estão sendo substituídas por lanches rápidos. Prova disso é que, entre 2019 e 2022, o fast food apresentou alta de 7% entre os consumidores ao redor do mundo, além de crescer 1% em frequência e 25% em gastos. No Brasil, McDonald’s, Burger King, Subway, Pizza Hut e Bob’s são as redes favoritas.

Formas de atendimento

O levantamento da Kantar indica que os aplicativos agregadores de restaurantes estão sendo considerados relevantes para democratizar as entregas do dia a dia. Isso porque, além da variedade de opções, permitem uma série de filtros. Por exemplo, 50% das pessoas ao redor do mundo escolhem um local pela rapidez. Enquanto isso, 34% optam pelos melhores preços e 22% pela confiança no serviço.

O comportamento também muda de acordo com a plataforma. Consumidores dos aplicativos agregadores costumam pedir por descontos ou cupons (50%) e entregas sem taxa (45%). Já aqueles que realizam pedidos por telefone, geralmente, solicitam promoções 2-por-1 (35%) e agrados, como refrigerantes e sobremesas (25%). O WhatsApp surgiu como novo método de pedidos durante a pandemia e segue forte ainda hoje. Tanto que 40% dos consumidores brasileiros já compraram por meio do app. O público é majoritariamente feminino (53%) e tem entre 18 e 29 anos (36,8%).

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