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Scorecard individual



Autora: Jamile Balaguer Cruz


Percebe-se no mercado a crescente maturidade dos sistemas de gestão nas empresas nos últimos anos. Os modelos, competências e tecnologias de última geração não faltam, sendo que o desafio da execução da estratégia em si permanece.

 

E então, qual é o segredo? Como planejar tal implementação alinhando os objetivos pessoais dos colaboradores espalhados pela organização, que são bastante envolvidos com esta execução?

 

O sistema de gestão deve estar estruturado para garantir o alinhamento e integração entre as diretrizes estratégicas corporativas, e de todas as unidades de negócio e de apoio da organização.

 

Um ponto chave é promover o alinhamento entre os objetivos pessoais dos colaboradores a este planejamento estratégico. Se as pessoas não compreenderem a estratégia e não estiverem motivadas para realizá-la, o sucesso na execução será altamente improvável.

 

As empresas que se dedicaram a este alinhamento alcançaram resultados excepcionais. Com isto, foi constatado que este envolvimento de funcionários é uma Melhor Prática entre as organizações mais bem sucedidas em execução da estratégia, a exemplo de empresas do BSC Hall of Fame, como Unibanco e Gerdau Açominas.

 

Observem-se também os exemplos do HSBC e Real no Brasil, que foram discutidos no evento Strategy Execution Summit 2008 – Costa do Sauípe, promovido pela Symnetics. Os bancos desdobraram seus objetivos estratégicos a todo o quadro funcional e oferecem a capacitação necessária para o desenvolvimento das competências estratégicas.

 

O alinhamento dos empregados deve iniciar com a Divulgação da Estratégia através de programas de comunicação tão abrangentes e sistemáticos como os planos preparados para o marketing externo. A comunicação deve ser aplicada pelos líderes, que agregam um valor diferenciado, dando legitimidade às idéias e o seu exemplo de comprometimento para suas equipes.

 

A partir da compreensão e conscientização dos colaboradores, é viável e bastante motivante convidá-los a identificar como colaboram com a estratégia vigente no período. Para tanto, cada colaborador definirá com seu superior seus Scorecards Individuais que se relacionam diretamente com os objetivos estratégicos do negócio para os quais seu trabalho pode contribuir.

 

Os colaboradores definirão seus objetivos individuais com metas para melhorar resultados financeiros referentes a custos, despesas ou receita da empresa, o desempenho junto a clientes externos ou internos, a melhoria dos processos-chave de geração de valor para o negócio e também suas competências pessoais que alavancam todos estes resultados.

 

Os Scorecards Individuais oferecem meios para a gestão do desempenho dos colaboradores de forma alinhada à estratégia da empresa. Os objetivos, indicadores e metas pessoais tornam claras as expectativas da empresa quanto ao desempenho de seus colaboradores, além de ajudá-los a focar seus esforços e priorizar suas atividades conforme a relevância estratégica da questão.

 

O exemplo a seguir demonstra o desdobramento da Estratégia Corporativa em vários níveis. Neste caso, vemos desafios de abrangência corporativa chegando até o nível do operador de máquina.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Vide esta figura no Livro: The Execution Premium, Kaplan & Norton, 2008

 

 

 Muitas empresas intensificam ainda mais este envolvimento e comprometimento das pessoas, vinculando Incentivos e Bonificações à realização dos objetivos pessoais do empregado e do BSC Corporativo. Nesse caso, os gestores constatam aumento significativo no nível de interesse dos empregados pelos detalhes da estratégia.

 

Os planos de incentivos variam muito entre as organizações. Em geral, consideram não só o desempenho individual, mas também os resultados da unidade do colaborador e da empresa. Portanto, os planos típicos combinam dois ou três tipos de recompensas: (1) parcela individual baseada nos objetivos pessoais e (2) parcela grupal vinculada ao desempenho da unidade organizacional da pessoa, e, talvez, (3) um complemento ligado ao desempenho da empresa.

 

Em paralelo, é fundamental a função de Educação da organização trabalhe de forma integrada com os empregados e seus superiores na elaboração de programas de capacitação para o desenvolvimento das Competências Estratégicas demandadas. Embora a prática de desenvolvimento de competências não seja nova, a habilidade de amarrar estes programas à estratégia organizacional não é muito conhecida e os Scorecards Individuais têm sido facilitadores.

 

Para o sucesso do Scorecard Individual, este conjunto de ferramentas do sistema de gestão da estratégia deverá estar sempre customizado ao modelo de negócio de cada organização, suas necessidades e desafios do momento.

 

Jamile Balaguer Cruz é consultora associada da Symnetics.

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