Novos hábitos de consumo alimentar demandam estratégicas diferenciadas nas vendas e na experiência dos clientes
Desde o início da pandemia, houve uma redução drástica no uso de cartões-refeição nas regiões comerciais e um aumento significativo nas residenciais. A constatação é da Sodexo, especializada em serviços de alimentação e gestão, ao analisar dados de pesquisa global da organização mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais. Com o advento da crise sanitária, esse número virou para 31% contra 69% e, agora, passou a 75% contra 25%.
“Se havia uma rotina estabelecida nas empresas e que parecia ser inabalável era a da hora do almoço. Munidos com seus cartões-refeição, os colaboradores escolhiam um restaurante próximo ao escritório e a vida estava resolvida. Praticidade para o trabalhador, rotatividade garantida para os varejistas. O que ninguém imaginava era que, de uma hora para a outra, tudo mudaria – e, ao que parece, de maneira permanente”, avaliou Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos
De acordo com o executivo, com a chegada da pandemia de Covid-19, os restaurantes esvaziaram e as pessoas passaram a se alimentar em casa. “Quando fazemos um recorte do segmento de franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo chegaram a ficar sem ter transações no cartão em abril de 2020. Mas para ajudar os estabelecimentos e consumidores neste momento em que houve o isolamento, passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online que ajudaram a manter as transações com esses meios de pagamento”.
Passados dois anos, assegura Tombé, os números atestam a eficácia dessa estratégia já que, os hábitos mudaram efetivamente. “Olhando para os primeiros meses de 2022, 57% dos franqueados continuam aderentes aos canais on-line que além de terem sido providenciais para a recuperação das vendas, permanecem muito usados pelos consumidores. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”.
Consumo em regiões residenciais
Na concepção do diretor da Sodexo, um outro dado importante foi sobre o número de novas lojas de franquia que passaram a aceitar os cartões-refeição, principalmente estabelecimentos que ficam em zonas mais residenciais. “E isso se deve à mudança de comportamento no trabalho. Com o advento do home office ou mesmo o modelo híbrido, as pessoas passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas e as lojas de franquia localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de aceitar esses meios de pagamento. E a perspectiva é de que as coisas não voltem exatamente aos níveis do pré-pandemia. Uma pesquisa global da Sodexo apontou ainda que 92% dos funcionários preferem ou gostariam de continuar trabalhando no modelo remoto. E isso está virando uma realidade”.
Na concepção de Tombé, para as franquias, como para todo o varejo, os desafios que seguem são atrair novos clientes, aumentar a frequência de compras e o valor médio de consumo. E há uma série de ações importantes para colocar em prática visando esses objetivos. “Em primeiro lugar, é fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar. Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”
Outra dica fornecida pelo diretor é adotar ações promocionais por meio de parceiros que tenham uma boa base de consumidores. “A Sodexo, por exemplo, conta com o Sodexo Club, uma plataforma onde estão conectados os 6 milhões de consumidores da marca, dos quais 70% acessam o aplicativo todos os dias para consulta de saldo. É nesse momento que impactamos o trabalhador com promoções aderentes às necessidades deles”.
Além disso, na opinião do executivo, vale investir em redes sociais, em estratégias de fidelização e no uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor e obter insights valiosos para tomada de decisão. “E a captação e a análise de dados entram como fortes aliadas do varejo. Nesse sentido, a Sodexo desenvolveu a ferramenta Indexo, uma plataforma de dados importantíssima para analisar o uso dos benefícios e adequar a oferta com base no comportamento do consumidor. Os insights valiosos obtidos com o Indexo ajudam o varejo a conhecer o público e tomar decisões assertivas”.
Para Tombé, a inteligência de dados é fundamental para que as lojas possam adequar sua oferta. “A Sodexo tem ampla participação no mercado, com 42 milhões de transações por mês. Dessa posição, oferecemos nosso know-how e visão estratégica sobre o varejo de alimentação fora do lar e acesso à nossa base de usuários. Assim, conseguimos ajudar os franqueados a acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores, atrair mais clientes e aumentar o faturamento”.