Planner, cashback e catálogo personalizado via WhatsApp chegam para melhorar relação entre consumidor e vendedor
A empresa Spot Metrics, que usa inteligência de dados no varejo, anunciou o lançamento de três ferramentas para melhorar a personalização com o cliente e facilitar o canal com o vendedor. “A iniciativa é reflexo da cultura do consumidor, que está mais on-line e pessoal, sendo que dados apontam ser o canal de mensagens instantâneas o principal meio de comunicação das empresas brasileiras. O lançamento, em época de Black Friday, também teve o objetivo de melhorar as vendas dos lojistas na temporada”, explicou Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics.
O ‘Spot Planner’, a agenda do vendedor, é projetada para registrar detalhes de interações com consumidores. Ao utilizá-la, os vendedores podem inserir informações relevantes sobre os clientes com quem conversaram, como preferências, histórico de compras, interesses e qualquer informação importante compartilhada durante a conversa. A agenda permite que os vendedores estabeleçam uma comunicação mais personalizada com os clientes, lembrando-se de detalhes específicos e oferecendo produtos ou promoções alinhados com as preferências do cliente, ou seja, um pós-venda estratégico.
O Spot Cashback é outra novidade da empresa. Após a compra, o vendedor cadastra o cliente para que ele ganhe cashback e possa resgatar na próxima compra. Na palma da mão, o vendedor tem todas as informações do cliente: histórico; cashback disponível para próxima compra e cashback total, resgatado, expirado e a vencer. “Na experiência da Spot Metrics, o cashback funciona melhor com percentuais acima de 25%, com possível ROI de mais de cinco vezes. Ambas as ferramentas também são acessadas por um perfil gerencial, que pode estabelecer e acompanhar a metas dos vendedores, engajamento destes, retorno financeiro das lojas, entre outras funções”, assegura Raphael.
Já o ‘Spot Unique’ é um catálogo personalizado enviado por link pelo Whatsapp, possibilitando a alteração da identidade visual da marca, como cor e banner e publicação de fotos e descrição dos produtos. Além disso, com base no interesse do cliente, o conteúdo do catálogo varia de acordo com as novas coleções e produtos específicos. Por exemplo, se uma pessoa demonstra maior interesse por vestidos florais, o catálogo personalizado pela marca vai exibir diversas opções com esse viés. Após finalizar o carrinho, os itens são enviados para a conversa no aplicativo de mensagens e finalizada por um vendedor.
De acordo com o CEO, “todos os produtos listados não estão ali aleatoriamente, há uma base de dados que corresponde àquele perfil. Nossa IA se baseia no histórico e na última compra do cliente para montar as ofertas. Acreditamos que Inteligência de Dados é o futuro das vendas, sejam de pequenas, médias ou grandes lojas. Além disso, as três ferramentas possuem maior eficiência quando usadas em conjunto, apesar da possibilidade de serem adquiridas separadamente”.