Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem suspira cliente.

São Paulo, Brasil - 27 de fevereiro de 2024, 11:21

Spot lança soluções para venda personalizada

Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics

Planner, cashback e catálogo personalizado via WhatsApp chegam para melhorar relação entre consumidor e vendedor

A empresa Spot Metrics, que usa inteligência de dados no varejo, anunciou o lançamento de três ferramentas para melhorar a personalização com o cliente e facilitar o canal com o vendedor. “A iniciativa é reflexo da cultura do consumidor, que está mais on-line e pessoal,  sendo que dados apontam ser o canal de mensagens instantâneas o principal meio de comunicação das empresas brasileiras. O lançamento, em época de Black Friday, também teve o objetivo de melhorar as vendas dos lojistas na temporada”, explicou Raphael Carvalho, CEO da Spot Metrics. 

O ‘Spot Planner’, a agenda do vendedor, é projetada para registrar detalhes de interações com consumidores. Ao utilizá-la, os vendedores podem inserir informações relevantes sobre os clientes com quem conversaram, como preferências, histórico de compras, interesses e qualquer informação importante compartilhada durante a conversa. A agenda permite que os vendedores estabeleçam uma comunicação mais personalizada com os clientes, lembrando-se de detalhes específicos e oferecendo produtos ou promoções alinhados com as preferências do cliente, ou seja, um pós-venda estratégico. 

O Spot Cashback é outra novidade da empresa. Após a compra, o vendedor cadastra o cliente para que ele ganhe cashback e possa resgatar na próxima compra. Na palma da mão, o vendedor tem todas as informações do cliente: histórico; cashback disponível para próxima compra e cashback total, resgatado, expirado e a vencer. “Na experiência da Spot Metrics, o cashback funciona melhor com percentuais acima de 25%, com possível ROI de mais de cinco vezes. Ambas as ferramentas também são acessadas por um perfil gerencial, que pode estabelecer e acompanhar a metas dos vendedores, engajamento destes, retorno financeiro das lojas, entre outras funções”, assegura Raphael.

Já o ‘Spot Unique’ é um catálogo personalizado enviado por link pelo Whatsapp, possibilitando a alteração da identidade visual da marca, como cor e banner e publicação de fotos e descrição dos produtos. Além disso, com base no interesse do cliente, o conteúdo do catálogo varia de acordo com as novas coleções e produtos específicos. Por exemplo, se uma pessoa demonstra maior interesse por vestidos florais, o catálogo personalizado pela marca vai exibir diversas opções com esse viés. Após finalizar o carrinho, os itens são enviados para a conversa no aplicativo de mensagens e finalizada por um vendedor. 

De acordo com o CEO, “todos os produtos listados não estão ali aleatoriamente, há uma base de dados que corresponde àquele perfil. Nossa IA se baseia no histórico e na última compra do cliente para montar as ofertas. Acreditamos que Inteligência de Dados é o futuro das vendas, sejam de pequenas, médias ou grandes lojas. Além disso, as três ferramentas possuem maior eficiência quando usadas em conjunto, apesar da possibilidade de serem adquiridas separadamente”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima