O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

TI deve crescer 15% na AL em 2008



A América Latina representa 3,8% do gasto mundial em TI, enquanto que a região da Ásia Pacífico (excluindo Japão) é a maior com 12,7% do gasto mundial (considerando China e Índia). Apesar do pequeno tamanho da América Latina espera-se um crescimento de quase 15% em 2008, contra 8% da Ásia Pacífico. os dados são do estudo Latin America Black Book, realizado pelo IDC.

 

Ao fazer uma análise por países, o Brasil é o maior mercado da América Latina, representando mais de 45% dos investimentos totais em TI na região, seguido do México, o segundo maior, com 20%. Ambos têm um ecossistema mais maduro comparado ao resto da região quando se analisa a distribuição de gastos entre hardware, software e serviços e o crescimento dos mercados. O Brasil tem 48% dos gastos em software e serviços, já o México cresce abaixo da média da região.

 

A pesquisa mostrou ainda que quase metade das companhias de um total de 454 empresas prefere adquirir uma solução ao invés de equipamentos e serviços de TI de forma separada. De maneira geral, o bom momento econômico vivido pela região tem levado as empresas a buscarem soluções que auxiliem diminuir o tempo de resposta do negócio frente às mudanças do mercado.

 

A Argentina é o país que deve apresentar o melhor desempenho em 2008 (24,1%), seguido pela Colômbia (19,6%) e Peru (16,4%). O maior crescimento em hardware e serviços também é da Argentina, enquanto que na área de software, Chile e Brasil lideram.

 

As pequenas e médias empresas (entre 10 e 499 empregados) representam 42% do investimento privado em TI (sem governo, educação e consumo), mas têm um crescimento mais rápido que o resto das empresas com mais de 500 funcionários. A demanda não atendida por soluções de hardware e infra-estrutura está impulsionando o crescimento do segmento SMB. É importante notar que essa demanda vem amadurecendo lentamente a cada ano.

 

Atualmente as soluções mais procuradas pelo SMB estão relacionadas a software de gestão, ferramentas analíticas e segurança. A IDC espera uma continuidade na adequação da oferta dos principais fornecedores para melhor atendimento a este mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima