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Toyota e Amazon lideram ranking

Nos últimos 11 anos, o valor das marcas incluídas no ranking BrandZ Top 100 marcas globais mais valiosas, realizado pela WPP e Millward Brown, cresceu 132%. Atingindo um total de US$ 3,4 bilhões, 3% a mais que em 2015. Este ano, as categorias de automóveis e varejo acumularam valor total de US$ 139,9 bilhões e US$ 281,131 bilhões, respectivamente. Ambas foram marcadas por tendências de consumidores, para atender a crescente existência de um consumidor cada vez mais consciente dos acontecimentos ao seu redor e que exigem a mesma experiência em plataformas on-line e off-line.
 
Mais valiosos entre automóveis
Na categoria automóveis, a Toyota ainda é a marca mais valiosa do ranking. A empresa teve aumento de 2% em seu valor, atingindo US$ 29 bilhões de dólares. Já as montadoras BMW (US$ 26,8 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 22,7 bilhões), Honda (US$ 13,2 bihlões) e Ford (US$ 13,1 bilhões) também mantiveram suas posições e continuam no ranking. Outra marca do setor automotivo que teve forte desempenho é a Porsche, que entrou no top 10 pela primeira vez e agora está avaliada em US$ 4,4 bilhões de dólares. 
Dentre elas, a marca que mais cresceu foi a Mercedes-Benz, com um aumento de 4%, atingindo US$ 22,7 bilhões. Contudo, o valor total das marcas automotivas que estão no top 10 diminuiu 3%, totalizando US$ 139,9 bilhões, refletindo mudanças nas regras da categoria e uma diminuição na confiança causada pela crise das emissões de gases poluentes. Um exemplo desta disrupção é a chegada da marca Tesla. Ocupando a décima posição no ranking, com um valor de US$ 4,4 bilhões de dólares, a marca premium de carros elétricos, conquista esta colocação apenas um mês depois de entrar no mercado de automóveis com modelo mais acessível, o Tesla 3, que custa US$ 35.000.
 
Outra mudança importante no setor inclui um modelo no qual o usuário é o proprietário de um carro para um modelo em que o usuário tem acesso a um carro. O crescimento do Uber, por exemplo, tem permitido aos usuários escolherem uma marca com base no custo por mês, reposicionamento a categoria carro do fator “acessibilidade” para o fator “mobilidade”.
 
“O setor automotivo está passando por um período de grandes desafios, sendo um dos principais a crise relacionada a emissões de gases poluentes. Assim, as montadoras com marcas fortes encontram melhores condições para investir em novos modelos de negócios que envolvem a fabricação de carros elétricos. A chegada de Tesla, pela primeira vez no Top 10 mostra o quanto mudou a forma como a indústria se vê e reforça que apenas as marcas mais fortes serão capazes de fazer as mudanças estruturais necessárias para a indústria”, afirma Silvia Quintanilha, vice-presidente comercial da Millward Brown Brasil. 
 
Mais valiosas do varejo
Além disso, Silvia comenta que “é um grande momento para construir experiências consistentes em ambientes reais e digitais e a América Latina tem uma grande tradição de marcas de varejo que devem usar as novas tecnologias para manter sua proximidade com os consumidores”. A executiva fala sobre as marcas valiosa na categoria de varejo, em que a Amazon tornou-se a marca mais valiosa em todo o mundo em 2016, com US$ 98,988 bilhões de doláres.
 
A capacidade de impulsionar estratégias de multicanal é um fator chave por trás do sucesso de muitas marcas que têm crescido em valor, principalmente para as marcas presentes no ranking Top 20 de varejo. Este é um processo que vai continuar enquanto a indústria se adapta a um público consumidor que não diferencia a compra no online e off-line e que espera a mesma experiência de marca e qualidade de serviço em todos os canais.
Depois da Amazon, aparece Alibaba, com US$ 49,298 bilhões. Em seguida são: The Home Depot (US$ 36,440); Walmart (US$ 27,275); Ikea (US$ 18,082); Costco (US$ 14,461); Lowe´s (US$ 13,001); Aidi (US$ 12,077); CVS (US$ 12,074); E-bay (US$ 11,509).

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