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Uma compra mais racional

A motivação da compra no ambiente digital é mais racional, com predomínio da escolha por preço e variedade. E as mulheres utilizam mais a modalidade do que os homens. Essas são algumas das conclusões da pesquisa que a Mondelēz Brasil, detentora de marcas como Lacta, Bis, Club Social, Oreo, Trident e Tang, encomendou à Metrixlab, para entender a movimentação do consumidor brasileiro nos canais de compra online. O levantamento foi realizado por meio de questionários online com 354 pessoas, homens e mulheres acima de 18 anos que compram chocolates pelos canais digitais em todas as regiões do Brasil.
De acordo com o estudo, sete entre 10 brasileiros compram regularmente pela internet. O mercado deve fechar 2018 com 15% de crescimento, com destaque para as compras realizadas por meio de dispositivos móveis. “O consumidor brasileiro está amadurecendo em relação à compra online e podemos contribuir para consolidar essa transformação”, afirma Maria Clara Batalha, head de e-commerce da Mondelēz Brasil.
De acordo com outra pesquisa da eMarketer, a previsão de crescimento do consumo online na América Latina é de 17,9% em 2018, alcançando US$ 53,2 bilhões. De acordo com o levantamento, o Brasil é o maior mercado de comércio eletrônico da região, representando 47,7% das vendas regionais, seguido por Argentina (13,6%) e México (9,5%). Para o instituto, espera-se que o número de compradores digitais no Brasil aumente de 52,3 milhões para 60,4 milhões em 2022, com crescimento das vendas para o patamar de US$ 82,3 bilhões.
A pesquisa mostra também que os latino-americanos estão mais à vontade para realizar transações online: três em cada dez (30,8%) consumidores da região realizarão pelo menos uma compra digital por meio de qualquer canal neste ano. Já os consumidores digitais brasileiros gastarão US$ 25,4 bilhões em 2018, representando quase metade (47,7%) das vendas de comércio eletrônico no varejo na América Latina. As vendas no varejo virtual representam hoje apenas 3,9% do total comercializado no mercado varejista do Brasil neste ano. No entanto, essa parcela deverá aumentar para 4,7% até 2022, prevê o eMarketer.
DESTAQUES PRINCIPAIS ACHADOS
– Conveniência (78%), preços baixos (55%), diversidade (46%), descontos e promoções (44%), e facilidade no pagamento (36%) são as características mais valorizadas pelos brasileiros;
– Itens mais comprados na internet do setor de alimentos: biscoitos (74%), cereais (64%), leite e laticínios (63%) e bebidas em pó (45%);
– Quando optam pela compra online, 34% dos consumidores brasileiros preferem realizar as compras em websites e 35% em aplicativos.
– Mulheres são 57% do total de consumidores digitais de chocolate no Brasil. Enquanto a média total de consumo é 3,8 vezes por semana, a média de compra online é 2,7 vezes ao mês.

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