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Uma jornada mais moderna

Autor: Cassio Batoni
A tecnologia afetou quase todos os aspectos de nossas vidas – desde a forma como compramos e pagamos por bens e serviços, até a maneira como nos comunicamos uns com os outros. Mas o mundo financeiro, em particular, foi significativamente abalado com a transformação digital – os bancos, instituições financeiras e cooperativas de crédito continuarão a mudar a forma como operam e como seus clientes poderão acessar diferentes serviços nesta nova era.
Os clientes portadores de cartões agora esperam fazer transações bancárias e pagar com facilidade a qualquer momento e em qualquer dispositivo, com uma experiência descomplicada, ágil e por que não inovadora? Já se foram os dias em que tivemos que esperar uma eternidade para concluir serviços como transferir dinheiro de uma conta para outra ou pagar uma conta em um caixa de banco, por exemplo. Para as instituições financeiras, o desafio é inovar para que possam oferecer uma experiência ao cliente que atenda às expectativas – uma que seja conveniente, personalizada e rápida.
No entanto, há alguns elementos físicos da jornada do cliente que têm sido difíceis de traduzir em uma experiência sob demanda, como a emissão de um cartão novo de débito, crédito, de algum varejista ou até mesmo a sua substituição. A ideia de ter que esperar por sete ou até dez dias para receber um novo cartão e sua senha parece quase pré-histórico no mundo constantemente conectado de hoje. Por isso a nova tecnologia de emissão instantânea foi desenvolvida para revolucionar a entrega de cartões neste novo contexto.
O que é emissão instantânea?
A emissão instantânea significa: seu cartão de débito ou crédito é impresso, emitido e ativado na agência ou quiosque de autoatendimento localizado em qualquer ponto de relevância na cidade e pode ser usado imediatamente após sua emissão. Ele também pode ser usado para substituição de cartão de emergência, dando aos clientes a tranquilidade de que precisam para continuar com suas compras diárias, mesmo depois que seu cartão foi perdido ou roubado. O cliente também pode se beneficiar com a emissão de um cartão customizado com “designs” diferenciados a partir de um banco de imagens.
Emitir um cartão “em um instante” fornece diversos benefícios para as instituições financeiras: redução de custos de envio e extravios, garantir que seu cliente não irá passar a usar o cartão da concorrência enquanto o novo não chega, inovação e geração de receita adicional para o programa de cartões do banco. Ser capaz de usar o cartão imediatamente após sua emissão significa mais transações, o que, por sua vez, gera mais receita. As instituições financeiras também podem economizar nos altíssimos custos relacionados as fraudes por extravio e re-emissao, além de diminuir o uso de papel.
Ao fornecer aos clientes a oportunidade de ter seu cartão emitido em minutos, as instituições financeiras não apenas aumentam as taxas de ativação do cartão, mas também diminuem a perda de clientes insatisfeitos. 
Além disso, quando os clientes chegam à agência para emitir seu cartão, os bancos se beneficiam da oportunidade única de estar com eles, o que leva a maiores possibilidades de oferecer e expandir outros serviços. Por sua vez, eles podem aumentar a fidelidade do cliente e reter os portadores de cartão mais satisfeitos por mais tempo.
Mas, sem dúvida, o benefício maior é a melhoria na experiência dos portadores de cartões. Ele transforma o que era um tempo de espera inconveniente e inevitável em uma experiência instantânea, o que significa clientes mais satisfeitos e instituições mais alinhadas com as expectativas modernas.
Cassio Batoni é head de marketing e business development da Gemalto.

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