A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção do Crédito), conquistou a certificação de Maturidade em Gestão, Governança e Qualidade de Dados, concedida pela DAMA (Data Management Association), com o apoio da Data Project Consultoria. Com a obtenção, a empresa confirma que tem implantado adequadamente, na sua gestão de Dados, o conteúdo das melhores práticas em Gestão e Governança de Dados contidas na publicação DAMA-DMBOK (Guia para o Corpo de Conhecimento em Gestão de Dados).
“A escolha pela implementação do DMBOK ocorreu pelo fato destas melhores práticas aportarem uma visão completa do ciclo de vida do dado na organização. Feito que vai ao encontro dos objetivos da empresa: ter por meio de gestão estratégica o dado tratado como um ativo e fator de diferenciação de serviços ao cliente”, explica Mario Faria, Chief Data Officer da Boa Vista.
Segundo Rossano Soares Tavares, sócio-diretor da Data Project Consultoria e presidente do Capítulo Brasil da DAMA, neste período a Boa Vista implantou Governança e Qualidade de Dados, Gestão da Arquitetura de Dados, Desenvolvimento de Dados e Gestão de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI). A Boa Vista concluirá as próximas etapas do DMBOK nos próximos meses. “Ao final, o programa terá trabalhado com dez áreas de inteligência do DAMA-DMBOK, e a Boa Vista terá um grau ainda maior de excelência e Maturidade”, complementa Tavares.
Com o encerramento das atuais etapas de implementação do DMBOK, a Boa Vista já começa a identificar melhorias significativas. “Entre as quais, funções, papéis e atividades bem definidos; processos estruturados; políticas e manuais de gestão em publicação; e, por fim, aperfeiçoamento da comunicação e maior integração entre as áreas”, complementa o gerente de Área de Arquitetura de Dados da Boa Vista, Célio de Figueiredo Baião Júnior.