Diferencial competitivo
O Cadastro Positivo é uma ferramenta que pode aumentar a concorrência no mercado de crédito e resultar no crescimento dos volumes de concessão de crédito e uma queda nas taxas de juros. A disponibilização do histórico de crédito de bons pagadores, diferente da disponibilização apenas de informações de maus pagadores praticada hoje – o cadastro negativo -, viabilizará que pessoas e empresas tenham a sua boa reputação reconhecida por todas as instituições financeiras do mercado e não apenas pela instituição com a qual possui relacionamento comercial, observa, Paulo Valadares Pereira, superintendente de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi. Segundo ele, à medida que a efetividade da ferramenta aumentar, crescerá também os impactos nas empresas de concessão de crédito.
Para acompanhar a nova demanda, o Sicredi “ampliará sua capacidade de conceder crédito aos seus associados e expandirá sua busca por novos associados no mercado com base nos históricos de bons pagadores. Por outro lado, também deverá sentir um aumento na competição pelos melhores pagadores que hoje estão em sua base”, assegura o executivo.
Para o superintendente, a maior expectativa da empresa é ampliar o seu volume de crédito concedido aos seus associados atuais e a ampliação da base de associados através do crédito, preservando os mesmos níveis de risco, embora, segundo ele, estes níveis no Sicredi já sejam hoje, bem inferiores aos do mercado.
Pereira destaca ainda que a preparação do Sicredi para este cenário futuro começou há alguns anos, com o aprimoramento na governança do sistema. “Já iniciamos uma transformação em nossos sistemas de concessão de crédito e de avaliação de riscos de associados de tal forma a incorporar toda a informação de bons pagadores que passarão a ser gradativamente disponibilizada pelos Cadastros Positivos. Preparação de sistemas de informação, preparação das pessoas para aprofundar o relacionamento com nossos associados e otimização dos processos de concessão e gestão do crédito e do risco. Todas essas iniciativas já estão em andamento através de projetos corporativos transformacionais com foco em preparar o Sicredi para o cenário futuro”, afirma.
E, por falar sobre o que vem por aí, o executivo enfatiza que a natureza cooperativa do negócio é, e continuará sendo um grande diferencial competitivo no mercado e será fundamental para o cenário futuro. “Esta natureza cooperativa, uma vez que o associado também é dono, cria um vínculo mais forte e um entendimento bem mais profundo de como atender suas necessidades. Estas características serão fundamentais para o sucesso do Sicredi neste cenário com a introdução do Cadastro Positivo”, acredita.