Score 3,0 dá mais autonomia para a pessoa conectar novas informações e participar ativamente na construção da sua própria pontuação
A Serasa anunciou o lançamento da versão 3.0 do score de crédito. O novo modelo dá maior autonomia aos brasileiros, permitindo que eles compartilhem os dados bancários e ajudem na construção de sua própria pontuação de Score. Além disso, possibilita que dados de contas bancárias sejam incluídos na análise do perfil de cada consumidor e seja gerado um resultado mais preciso e personalizado na pontuação. “Isso pode contribuir de forma efetiva para uma melhor avaliação pelas empresas no momento de conceder crédito”, ponderou Amanda Castro, gerente do Serasa Score.
De acordo com a executiva, a conexão bancária, principal mudança da nova versão, permite uma análise mais real e assertiva de todas as transações financeiras, como o saldo disponível, os investimentos do correntista e seu histórico de cheque especial. “São informações valiosas, principalmente para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, que podem contribuir de forma significativa e ser um grande alavancador no resultado da pontuação”. Ao optar pela versão 3.0, o próprio consumidor decide se quer estabelecer uma relação mais direta e estreita com a Serasa, deixando seu indicador Score mais personalizado e fiel à sua realidade.
Versão 3.0 melhora para o consumidor
Entre as informações levadas em consideração para o novo cálculo estão o extrato da conta corrente, o salário e a renda, histórico e limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços contratados. A versão 3.0 do Score traz o benefício de melhorar ou pelo menos manter a pontuação do consumidor. “Entretanto, vale lembrar que, a depender da gestão financeira do consumidor, a pontuação poderá oscilar ao longo do tempo, mesmo após a conexão feita – o que pode fazer com que o Serasa Score venha a reduzir os pontos que aumentaram, caso o comportamento financeiro altere”, afirmou Amanda.
Segundo ela, “ao autorizar a funcionalidade de Conexão Bancária, a Serasa passa a conhecer melhor o comportamento financeiro do correntista. Dessa forma, é possível realizar uma avaliação mais precisa da saúde financeira de cada consumidor, o que poderá impactar positivamente na pontuação do Score”. No seu entendimento, o Score versão 3.0 ainda se transforma no maior aliado do consumidor que está em busca de crédito, já que entre aqueles consumidores que tiveram acréscimo na sua pontuação, a média de ganho foi de 94 pontos. “Os dados da conexão se somam a outras informações da Serasa para calcular as variáveis que resultam na pontuação final. É possível, portanto, manter ou aumentar os pontos, reforçando a importância de adotar bons hábitos financeiros no dia a dia”.
A versão 3.0 pode ser um grande diferencial, principalmente para brasileiros que estão iniciando sua jornada financeira, os jovens, por exemplo, ou para pessoas que são ótimas pagadoras, mas com pouco uso de crédito, como o caso de quem usa dinheiro para pagamento ou nunca contratou um serviço de crédito. “O Score é construído a partir de informações emitidas pelo mercado sobre determinada pessoa. Se o consumidor está iniciando sua vida financeira ou não tem histórico de crédito, a pontuação pode não refletir exatamente sua realidade. Ao possibilitar a conexão bancária, permitimos que o brasileiro forneça diretamente informações que podem melhorar sua pontuação e facilitar o acesso a crédito”, explicou a gerente.
Todos os brasileiros já podem acessar a nova versão?
A partir deste mês, consumidores de todo o Brasil já podem autorizar a conexão bancária na versão 3.0 do Score. Disponível no site da Serasa, a atualização não requer o pagamento de qualquer tarifa para realizar a conexão com as instituições parceiras – até o momento, as empresas que estão disponíveis são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco (confira a lista completa no site). A disponibilidade com outras instituições já está em desenvolvimento pela empresa, que tem como objetivo ampliar o número de parceiros nos próximos meses.
É seguro realizar a conexão bancária?
Todos os dados concedidos a partir da conexão bancária estarão protegidos pelas medidas de proteção e segurança da informação da Serasa. “Levamos em conta todos os padrões mais rígidos de segurança internacional”, afirma a executiva. A Serasa reforça, ainda, que a funcionalidade não permite qualquer tipo de operação nas contas bancárias conectadas e que nunca solicita senhas e outras informações utilizadas para fazer transações e/ou movimentações financeiras. Amanda ainda reforça algumas dicas fundamentais para evitar golpes e fraudes: “Fique atento e desconsidere mensagens suspeitas ou solicitações de dados por terceiros, principalmente no ambiente digital”.
O que é o Serasa Score?
Um dos principais termômetros de saúde financeira dos brasileiros, com pontuação que vai de 0 a 1.000, o Serasa Score indica para o mercado quais as probabilidades de o consumidor pagar as suas contas em dia. O indicador traduz com fidelidade o histórico do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado.
Os critérios considerados para o cálculo são divididos em grupos, e cada categoria tem determinado peso para influenciar nos pontos do Serasa Score. “A pontuação considera informações positivas e negativas do consumidor. Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o Score. A conexão bancária pode fortalecer esse ponto”, explicou Amanda.
Para facilitar o entendimento do consumidor, a Serasa disponibiliza faixas para categorizar a pontuação: um Score na faixa Muito Bom situa-se entre 701 e 1.000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700, a pontuação é considerada Boa. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, sendo que a de 0 a 300 é considerada uma pontuação Baixa.