Mariana Mantovani

IA e e-consumidor: seu marketplace está realmente preparado?

Quem souber aplicar as soluções de IA de forma inteligente e estratégica conseguirá entregar recursos de personalização dinâmica real

Autora: Mariana Mantovani

É fato que nos últimos dois anos (no mínimo), falar sobre Inteligência Artificial deixou de ser futurismo e se tornou pragmatismo operacional. Mas essa virada traz uma consequência que muitos marketplaces parecem ainda não ter percebido (ou aceitado): o consumidor digital mudou, e com ele, o patamar de exigência também subiu.

Essas transformações do consumidor nos levou da era do “vender online” para a do “comprar com inteligência e conveniência”. Isso porque quem dita a dinâmica de compra não é mais o lojista. Agora o poder da sua loja é o e-consumidor. E se o seu marketplace não estiver preparado para isso, haverá alguém que estará e preencherá essa lacuna.

Portanto, é preciso levar em consideração que o consumidor atual:

  • prefere sugestões personalizadas a buscas genéricas
  • se irrita com páginas lentas e cadastros longos
  • espera transparência em preço e entrega
  • quer controle e visibilidade sobre todo o processo
  • valoriza marcas que tratam seus dados com responsabilidade

Nesse cenário, há ainda um ponto chave. Esse novo e-consumidor não pede por soluções de IA na jornada de compras. Ele ESPERA a IA. Ele assume, por exemplo, que o marketplace seja capaz de antecipar suas necessidades; conheça seu histórico de consumo; recomende com precisão novos produtos ou serviços; e, claro, entregue eficiência.

Toda essa expectativa muda a regra do jogo. Quem souber aplicar as soluções de IA de forma inteligente e estratégica conseguirá entregar recursos de personalização dinâmica real; uma precificação justa e atraente; atendimentos cada vez mais humanizados; e prevenção de fraudes e vazamentos de dados.

Quero destacar também que o e-consumidor é altamente empoderado. Ele compara, testa e…abandona rápido. Portanto, gestores de marketplace nunca podem deixar de lado que à concorrência está a apenas um clique de distância.

Por fim, jamais se esqueçam que lealdade digital é frágil e a IA ajuda a mantê-la, mas somente quando usada para melhorar a experiência do usuário, não apenas a margem do marketplace. O marketplace vencedor é aquele que trata o consumidor como indivíduo, não como massa.

Mariana Mantovani é especialista em marketplace e e-commerce e fundadora da Boost Marketplace.

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