Eduardo Cotta

Inter e Mastercard expandem tecnologia click to pay 

Implementação global da tecnologia entre bandeira e instituição financeira simplifica o processo de finalização de compras on-line

O Inter, em parceria com a Mastercard, anunciou que passa a  oferecer aos seus clientes a funcionalidade de provisionamento massivo para o click to pay, solução de pagamento digital que simplifica e protege o cliente no processo de checkout em compras online. “A inovação permite aos emissores de cartões cadastrarem diretamente as informações de clientes no click to pay, proporcionando mais conveniência à jornada de compra do consumidor ao eliminar o preenchimento manual das informações durante o processo de pagamento on-line”, assegurou o diretor de operações do Inter, Eduardo Cotta. 

De maneira simples, o consumidor que realizar o checkout em parceiros que utilizam essa funcionalidade verá uma mensagem informando que há um cartão disponível para pagamento via click to pay. Neste momento, o cliente não precisará preencher nenhuma informação do cartão, pois o Inter já terá facilitado essa etapa com o envio prévio das informações (provisionamento massivo), bastando apenas confirmar se está de acordo para concluir a transação.

Lançado no Brasil no início de 2024, o click to pay utiliza tecnologia de tokenização, trazendo segurança adicional às transações online ao substituir o número do cartão por um token seguro, reduzindo fraudes e melhorando as taxas de aprovação. Com um cadastro único do cartão de crédito ou débito no click to pay, o cliente realiza compras através de um “perfil único” em vários dispositivos, navegadores e estabelecimentos comerciais diferentes, sem precisar abrir aplicativos, escanear QR codes ou digitar números de cartão, agilizando o checkout no e-commerce.

Segundo Eduardo Arnoni, vice-presidente de digital partners e fintechs da Mastercard Brasil, realizar o cadastro dos cartões via instituições financeiras para eliminar a etapa de preenchimento de informações durante o checkout é o método mais seguro de fornecer conveniência, transparência e simplicidade na jornada de pagamento dos consumidores.  “O lançamento do provisionamento massivo com o Inter é um marco importante, um exemplo claro de como cada inovação pode transformar a experiência de pagamento de forma expressiva ao levar a simplicidade do pagamento por aproximação para o meio digital. Guiados por nosso compromisso de oferecer soluções inovadoras que garantam facilidade e proteção ao consumidor, implementamos uma experiência de compra intuitiva, sem atrito e mais segura”.

Dados da pesquisa “Mastercard Global Foresights, Insights & Analytics: Click to Pay Attitudes & Usage Research”, de 2023, indicam que 25% dos carrinhos de compras são abandonados porque o pagamento é muito complexo ou demorado. Com o envio de forma automatizada e amigável de dados cadastrais de seus clientes para o Click to Pay, a expectativa do Inter é que a funcionalidade seja bem aceita por seus usuários.

“Com o provisionamento massivo, estamos não apenas modernizando a experiência de pagamento, mas também promovendo uma nova era de conveniência para nossos clientes. Essa inovação reflete nosso entendimento de que, nos dias de hoje, a agilidade nas compras online é tão importante quanto a segurança. Acreditamos que facilitar o acesso a tecnologias de pagamento é essencial para garantir que nossos clientes sintam que cada transação é tão segura quanto rápida e fácil”, destacou Cotta.

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