Em parceria com startups do Cubo Itaú, empresa otimiza em 25% o tempo de negociação, qualifica melhor os leads e reduz em até 60% o tempo de produção de conteúdo
A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com atuação nos mercados de médio e alto padrão, anunciou a redefinição de padrões por meio da adoção de tecnologias estratégicas, entre elas a inteligência artificial. “A empresa tem otimizado processos e impulsionado resultados, transformando a forma como se relaciona com seus clientes e alcançando maior lucratividade, redução de custos e uma experiência aprimorada para o consumidor”, afirmou Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.
De acordo com a executiva, “a inovação transcende a tecnologia, abraçando o capital humano e promovendo uma cultura de inovação aberta para moldar o futuro da construção civil. Nesse movimento, a companhia estabeleceu conexões estratégicas por meio do Cubo Itaú, maior hub de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina, potencializando o acesso a soluções escaláveis e colaborativas para o setor. O impacto do uso de inteligência artificial na jornada do consumidor pode ser mensurado por meio de cases relevantes”.
Segundo ela, “um dos principais desafios enfrentados pela equipe estava no atendimento inicial aos leads, que era realizado de forma manual, sem escala e com possibilidades limitadas de padronização. Como esse momento é crucial para a percepção de valor do cliente, aprimorar esse processo representa uma grande oportunidade de fortalecer o relacionamento desde o primeiro contato”.
Além disso, conforme detalhou Bertini, a alta rotatividade de corretores autônomos destacava a importância de fortalecer a padronização do discurso comercial. “Esses profissionais desempenham um papel fundamental na prospecção de clientes, apresentação técnica dos empreendimentos, explicação de conceitos arquitetônicos, diferenciais de acabamento e sustentabilidade, além de simulações de financiamentos e interpretação de contratos. Essa multiplicidade de tarefas gerava sobrecarga e comprometia tanto a agilidade quanto a consistência na comunicação com o cliente”.
Atenta a isso e buscando melhorar a jornada de seus consumidores, a companhia redesenhou o processo com a adoção da IARA – Inteligência Artificial de Rápido Atendimento, baseada em tecnologia generativa, desde o atendimento inicial, passando pela organização das informações, até a liberação dos corretores para se concentrarem na negociação, personalização e construção de vínculo com o cliente. Essa multiplicidade de tarefas gerava sobrecarga e comprometia tanto a agilidade quanto a consistência na comunicação com o cliente. Para garantir essa eficiência, a empresa fez uma parceria com a startup Morada.ai, fortalecida no Cubo Itaú, que trouxe um chatbot com resposta em cinco segundos.
“Nossa proposta no Cubo é exatamente essa: conectar desafios reais de grandes empresas com soluções tecnológicas escaláveis. Esse case da MPD com a Morada.ai é um exemplo claro de como a inovação aberta pode gerar resultados concretos, otimizando processos e melhorando a experiência do consumidor”, destaca Filipe Guimarães, head de corporates e customer experience do Cubo Itaú.
Os resultados da implementação desta solução impactaram diretamente os processos de atendimento, qualificação de leads e performance de campanhas. Na visão de marketing, houve um aumento de 15% na qualificação dos leads gerados durante os lançamentos, com perfis mais aderentes ao produto e maior probabilidade de conversão. Além disso, o tempo entre o primeiro contato do cliente e a fase de negociação com o corretor também foi reduzido em 25%, resultado do atendimento ágil, do esclarecimento imediato de dúvidas e do fornecimento estruturado de informações relevantes desde o início da jornada.
Outra aplicação estratégica da IA pela MPD Engenharia é o uso da plataforma ZA2 no formato de inteligência de mercado. A empresa passou a monitorar o comportamento de busca e interesse de corretores e imobiliárias em todo o Brasil. Essa análise permitiu identificar padrões, demandas regionais e produtos semelhantes, fornecendo dados reais para alimentar decisões sobre campanhas, posicionamento e oportunidades de negócio, superando a dependência de percepções.
A eficiência na produção e distribuição de conteúdo foi significativamente aprimorada: o uso de IA generativa permitiu otimizar em até 60% o tempo de produção de peças e conteúdos, tornando o processo mais ágil e possibilitando um maior volume de testes e variações criativas durante a fase de captação. Em campanhas digitais, observou-se uma redução de até 15% nos custos com mídia, com melhor direcionamento por comportamento e maior uso de públicos semelhantes (lookalike), baseados nos dados reais da base de compradores.
Esse avanço também se deve à atuação conjunta com parceiros estratégicos que impulsionam o uso de inteligência artificial em diferentes frentes. A agência Sagrada, por exemplo, utiliza IA generativa para criar imagens exclusivas, desenvolver personas visuais e realizar segmentações com base em geolocalização e comportamento digital. Outro parceiro da companhia é a Clicktarget, que aplica IA no planejamento, segmentação e otimização contínua de campanhas, aliando tecnologia à expertise humana para impactar públicos com alta propensão à conversão. Já a YellowPepper contribui com soluções de atendimento automatizado, qualificação inteligente de leads e análise dinâmica de performance, garantindo agilidade no contato com o cliente e aumento das taxas de conversão em visitas aos decorados. Essas parcerias fortalecem a estratégia digital da MPD, ampliando o impacto da inovação ao longo de toda a jornada do cliente.
“Os investimentos da MPD Engenharia demonstram seu compromisso com o capital humano e a crença de que a inovação é um esforço coletivo. Estamos construindo um futuro mais inovador e colaborativo para a construção civil, evidenciando que a inovação não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas, melhorando a qualidade e fornecendo ferramentas que facilitam o dia a dia”, conclui Débora.