Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions

NPS avança no setor financeiro nos últimos anos

Estudo da da CVA Solutions todos os produtos financeiros estão em projeção positiva quando se fala de satisfação

Os bancos e seguradoras passaram a ser bem avaliados pelos consumidores. A mudança no comportamento do consumidor se deve à atuação das fintechs, que descomplicaram as operações financeiras e passaram a oferecer serviços gratuitos e vantagens.De acordo com o novo estudo da CVA Solutions, finalizado em maio, que ouviu 3.688 consumidores de todo o Brasil que têm conta bancária, as notas de satisfação e NPS (índice de recomendação da marca) de todos os produtos financeiros estão em projeção positiva. De forma geral, as pessoas estão mais satisfeitas com o setor financeiro.

“O consumidor avalia melhor o seu banco quando não paga tarifas e tem suas solicitações atendidas prontamente, sem dificuldades. Por isso, os bancos tradicionais haviam perdido espaço para as fintechs, mas estão reagindo e buscando ofertar melhores serviços que aumentem a atratividade do cliente”, analisou Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

Pix e aplicativos dominam 

A pesquisa é bem ampla, com oito produtos avaliados: conta corrente, cartão de crédito, empréstimos/ financiamentos, investimentos, previdência privada, seguro de vida, seguro auto e seguro residencial. Ela reforça a importância do uso dos aplicativos nos telefones celulares (97% usam), o uso do PIX (94% usam) e atesta que os clientes gostam de resolver seus problemas de maneira digital: pelo aplicativo do banco no celular, por whatsapp ou no computador. As agências físicas e os caixas eletrônicos estão sendo cada vez menos procurados. Os Pixs mais utilizados são do Nubank, Itaú, Banco do Brasil, CEF, Santander, Bradesco e Banco Inter.

Crescimento do Nubank, reação do Itaú e os novos entrantes

O Nubank,fintech que passou a existir como banco virtual em 2017, já é a maior Força da Marca do setor de bancos e maior share de principalidade – aquele que o cliente elege como seu banco principal. Está nas primeiras colocações em recomendação líquida (NPS).Do total de entrevistados, 19,6% têm o Nubank como banco principal, sendo que em 2019 esse número era de 3,8%.

Já o Itaú, que perdeu share de banco principal e força de marca nos últimos anos, reagiu e voltou a crescer em 2025, ocupando o 2º lugar com 17,7% (banco principal) e 10,5% (força da marca).Isso demonstra que ele melhorou a jornada do cliente e seu NPS cresceu de 16% em 2014 para 70% em 2025. O Nubank tem NPS de 73,7%. O Valor Percebido do Nubank é maior que o do Itaú, pois o custo percebido pelo cliente é mais competitivo.

Novos entrantes têm disputado a tão cobiçada posição de banco principal do cliente e tornam o mercado mais competitivo. Nesse nicho destacam-se o Banco Inter, PicPay, Mercado Pago, C6 Bank, Sicredi, PagBank, 99Pay e outros.

Outros indicativos

Conta salário é um grande trunfo – O desafio para os bancos virtuais é conseguir ser o banco principal do consumidor, já que esse posto ainda é liderado pelos bancos tradicionais. A conta salário ajuda a conquistar a principalidade do cliente. A competição entre os bancos aumentou muito e isso favorece o consumidor. Aumentou a penetração dos diversos produtos e 68% das pessoas possuem mais de uma conta corrente. Em 2019 a média de contas por pessoa era de 1,9 e agora é de 3,4.

Seguradoras são menos atacadas pelas Fintechs – Em seguros a vantagem é dos bancos e seguradoras tradicionais, mas com tendência crescente de preferência pelo contato online.

Instituição Financeira do Futuro e a Educação Financeira – A parte qualitativa e exploratória da pesquisa CVA indica que os consumidores buscam uma instituição financeira que os ajude a prosperar no futuro e seus produtos estejam integrados com inteligência em suas vidas. Sua conta pessoa jurídica (mal avaliada) deve ser tão boa quanto sua conta pessoa física (bem avaliada). 

Objetivos da pesquisa

Os estudos da CVA avaliam o Valor Percebido (relação custo-benefício percebido por seus clientes), a Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) e o NPS (recomendação líquida dos clientes) das diversas instituições citadas pelos entrevistados, mede a posição frente a concorrência e diagnostica possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Os entrevistados citaram as seguintes instituições financeiras: 99pay, AgiBank, Banco do Brasil, Banco XP, Banco BTG, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, C6 Bank, Digio, Inter, Itaú, Mercado Pago, Neon, Next, Pan, PagBank, PicPay, Porto Bank, Nubank, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi, Sofisa. Seguradoras: Allianz, Azul, Liberty, HDI, Mapfre, Porto Seguro, Tokio Marine, Youse, Zurich e outras.

Ranking – Bancos de Varejo

Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes)

1-BTG Pactual / 2-Sicoob / 3-Bradesco Prime / 4-Nubank / 5-Banco Itaú / 6-Banco Santander / 7-Banco Santander Select / 8-Sicredi / 9-Agibank / 10-Bradesco

Força da Marca (atração menos rejeição perante clientes e não clientes)

1-Nubank / 2-Banco Itaú / 3-Banco do Brasil / 4-Banco Inter / 5-Banco Santander / 6-Bradesco / 7-Mercado Pago / 8-PicPay / 9-Caixa Econômica Federal / 10-Sicredi

NPS de clientes (promotores menos detratores)

1-Bradesco Prime / 2-Sicoob / 3-Agibank / 4-99Pay / 5-Sicredi / 6-BTG Pactual / 7-Nubank / 8-Mercado Pago / 9-Banco Inter / 10-Banco Itaú

Metodologia

Essa é a nona edição do estudo da CVA Solutions, que analisou a Força da Marca, a Árvore de Valor, produtos, canais de atendimento, NPS e market share dos principais bancos, seguradoras e fintechs do mercado. O último estudo foi realizado em 2021.

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