Agora, sob controle



Se tem um caminho sem volta nos negócios, podemos dizer que é a migração para o mundo virtual. Hoje, as vendas pela web ganharam espaço, principalmente pela facilidade e comodidade que o canal oferece. E isso também vale para o mercado B2B.  Especializada nafabricação de auto-adesivos, etiquetas e materiais para rótulos e embalagens, a AveryDennison do Brasilpegou carona na tendência, após estudo realizado pela área de marketing que detectou o desejo dos clientes em ter a disposição um canal de compras on-line.O projeto-piloto foi implantando inicialmente em 10 clientes selecionados de acordo com o perfil.  “Após a seleção, fizemos uma visita a eles com um profissional de TI. Falamos com oaccounting manager do cliente para entender o que queriam. Mostramos um protótipo e perguntamos o que seria melhor e assim nos deram muitas ideias”, conta com Alexandre Ricoy, diretor regional de TI para América do Sul.  Dos dez que visitados nove, disseram que iriam aderir e apenas um disse que levaria algum tempo para se adaptar.


Além de comprar diretamente via internet e inserir o pedido com mais agilidade, o cliente pode acessar a lista de preços dos produtos e obter especificações técnicas de toda a linha, além de gerar gráficos e relatórios do histórico comercial na companhia. “Somos uma empresa inovadora e, por isso, não podemos deixar de lado os benefícios que a Internet pode oferecer ao nosso negócio. Buscamos disponibilizar no portal funcionalidades que facilitem ainda mais a compra dos nossos produtos”, explica Eduardo Costa, analista de sistemas da AveryDennison.


Entregue no final de 2011, o projeto foi criado com consultoria da ValueNet, utilizando a plataforma de CRM da Salesforce, para agilizar e padronizar o processo de vendas, já que a solução centraliza informações de vendas, marketing e atendimento ao cliente em uma única fonte de consulta. Dessa forma, a empresa tem acesso rápido às informações relevantes das transações comerciais, como o envio de pedidos on-line e o acompanhamento do faturamento e consulta do status de cada venda. Também facilita a comunicação e permite acompanhar, em tempo real, o nível de satisfação dos clientes, permitindo agir rapidamente para resolver possíveis problemas e conhecer as necessidades deles. “À medida que a empresa oferece o controle e acompanhamento de todo o processo, oferece um beneficio intangível que favorece a fidelização do cliente e distancia a companhia da concorrência que não oferece ferramentas semelhantes”, conta.


Outra vantagem apontada pelo diretor é a mobilidade oferecida aos clientes, que podemfazer o pedido 24 horas por dia, onde quer que esteja, e isso entrará na base de dados imediatamente, acelerando o prazo de entrega. “Além disso, nossa área de customerservice, que antes recebia os pedidos via e-mail, fax ou telefone, registrando-os manualmente no sistema de gestão, pode agora ser liberada do operacional e focar sua atuação no gerenciamento dessas vendas, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento”, complementaRicoy.


Com o sucesso da implementação da ferramenta entre os usuários nesses primeiros meses, a empresa já planeja expandir o uso da plataforma para mais 50 clientes até o final do ano, inclusive para outros países da América do Sul. Até por esse motivo, o fato da solução ser em cloudcomputingtambém foi fator determinante na escolha. “Não precisamos nos preocupar com infraestrutura, nem com atualização de versões, uma vez que a Salesforce garante a migração”, resume o diretor.

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