Conhece David Leppan? É o co-fundador da Wealth-X, provedora de informações sobre indivíduos de altíssima renda. Leppan também fundou outras quatro empresas. Recentemente, deu entrevista ao The New York Times, contando as principais coisas que aprendeu em sua experiência como empreendedor.
A primeira dica é abrir-se às oportunidades que aparecem. Leppan fundou a World-Check em 2000, quando tinha 24 anos e trabalhava para a Thomson Financial. Na época, estourou um escândalo, envolvendo um general nigeriano, e muitos grandes bancos começaram a perguntar se a Thomson não tinha um banco de dados de alerta para ajudá-los a compreender os riscos associados com os clientes. “Vi uma oportunidade e, dentro de alguns meses, criei a empresa com um banco de dados on-line”, contou. Em 2011, vendeu a World-Check para a Thomson por 530 milhões de dólares.
Ainda segundo David, você reconhece um empreendedor quando ele enxerga um problema em algo que todo mundo percebe como o padrão. “Sempre digo que não se trata de inventar algo novo”, enfatizou, “mas de olhar para o que fazemos no dia a dia e nos perguntarmos o que funciona e o que não funciona, porque é aí que reside a oportunidade”.
Para ser bem sucedido, disse David, há ainda um ingrediente secreto: paixão. Há um monte de gente com ideias, mas é preciso esse algo mais. Embora não seja garantido que funcione, alerta. E também é preciso gostar de gente. Porque você vai estar sempre vendendo algo, seja um produto, um serviço, ou você mesmo. E tem que ser capaz de se comunicar. Se você não souber como interagir com o mercado ou com outras pessoas, você vai parecer inseguro e vai falhar.
O recado que David enviou aos jovens empreendedores é simples: “não tente reinventar a roda. Em vez disso, olhe para os problemas existentes, para os desafios na vida das pessoas, para as coisas que levam tempo demais, e pergunte a si mesmo se não haveria uma maneira mais fácil”. Ele deixou também um alerta: quando sonhar em lançar um negócio, pense 500 vezes. Porque muito rapidamente você vai se encantar com a ideia, achando que todo mundo vai comprar seu produto ou serviço, e deixando de considerar algumas questões básicas, como, por exemplo, que valor ele realmente tem para as pessoas e quantos clientes você tem que conquistar para ganhar dinheiro com ele.
Até a próxima.
Fernando Guimarães é consultor de marketing de relacionamento.
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