Os desafios das gerações Y e Z

Os líderes que, aos poucos, tentam se acostumar com a geração Y e, mais recentemente, a geração Z sentem as diferenças desses novos profissionais. Objetivos, rápidos, conectados e multifuncionais. Esses jovens são conhecidos pela capacidade de ver televisão e ler um livro ao mesmo tempo. Os dedos frenéticos enviando mensagens, editando fotos no celular e o constante uso de fones de ouvido são suas características. Sempre em meio aos computadores e acostumados ao lançamento de novas tecnologias, são críticos e possuem conhecimento técnico apurado.
Têm como características marcantes à ansiedade e o silêncio. São impacientes com gestores muito didáticos. Gostam de ser desafiados e necessitam constantemente de feedback. Ligados às redes sociais, são sempre os primeiros a saber de tudo. A interação das redes e sensação de proximidade que elas indicam desmistificam a imagem do chefe e fazem com que não tenham medo de contestar decisões.
Dessa forma, os programas de retenção de talentos devem ser adequados para a chegada desses colaboradores que exigem gestores dispostos a adaptar-se e conseguir extrair o melhor deles. Além dos benefícios e da flexibilidade, o computador deles precisa ser moderno e rápido. Prender a atenção desse profissional será um exercício constante de inovação. Além de compreender sua habilidade de desempenhar diversas tarefas simultaneamente e entender que eles não deixarão de ser eficientes por causa dos celulares, redes ou fones de ouvido. O gestor terá mais sucesso e será admirado se souber ouvir, for acessível e bem informado.
Afinal, dentro da liderança moderna um dos maiores desafios é integrar os novos colaboradores às equipes, pois podem existir conflitos com a geração X, dos nascidos entre 1965 e 1977, ou dos baby boomers, nascidos até 1964. É preciso criar formas de valorizar o respeito e a troca de conhecimento. Como um maestro comanda uma orquestra com os diferentes instrumentos resultando em uma música harmoniosa, o executivo é desafiado a reger esse mix de gerações atendendo e aproveitando o que cada uma têm de melhor. Essa convivência saudável proporcionará crescimento para as empresas e para os colaboradores que se sentirão valorizados e reconhecidos em suas individualidades.
Acacio Queiroz é presidente e CEO da Chubb do Brasil, presidente do Conselho Administrativo e presidente da Resseguradora da Chubb Federal S.A.

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