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Desvendando a metáfora, podemos dizer que o saco de um quilo significa a cobrança por resultados. O morador do vigésimo andar representa a cúpula da empresa. O morador do décimo oitavo, por sua vez, personaliza um líder com cargo hierárquico bastante elevado e o colaborador de base está representado pelo morador do terceiro andar.
Um líder despreparado para o cargo agirá exatamente conforme descrito em nossa ilustração acima, ou seja, repassará a cobrança, na íntegra, para os que estão mais abaixo. Não é percebido, na maioria dos casos, que aquela mensagem aparentemente leve (apenas um quilo) irá transformar-se (em toneladas) ao atingir cargos hierarquicamente menores. Pessoas de base possuem, naturalmente, menos estrutura para determinadas pressões.
O grande problema é que a falta de estrutura psicológica de alguns líderes os leva a repassar as insatisfações, advindas de superiores, com a mesma intensidade e “peso”, para as camadas que se encontram em níveis mais baixos. Falta, ao líder, habilidade para filtrar as informações e cuidado para que a pressão gerada em cada caso seja compatível com o nível hierárquico que a receberá. Por isso encontramos equipes inteiras desmotivadas, insatisfeitas, improdutivas, humilhadas, assediadas moralmente, o que causará impactos negativos nos resultados de uma organização. É um efeito cascata!
A liderança de uma empresa é fator decisório para seu sucesso. Enxergo o líder como se fosse o recheio de um sanduíche. De um lado, a pressão dos stakeholders (membros envolvidos diretamente no negócio). De outro, a pressão da equipe que, mesmo estando num nível hierárquico inferior, representa uma grande força, principalmente quando está unida. A ideia mais relevante a extrair da imagem do sanduíche está em seu recheio, ou seja, uma empresa composta por um bom corpo de líderes adquire identidade própria, afinal a personalidade de um sanduíche de queijo está no queijo! A identidade reforça a marca, que é a chave para a decisão do cliente na hora da compra. O cliente é a razão pela qual uma empresa existe! “Toneladas” de problemas nas áreas de atendimento, vendas e relacionamento com os clientes, por vezes, iniciaram-se com apenas “um quilo” de incompetência na gestão de pessoas.
Edison Andrades é sócio da Reciclare Consultoria & Treinamento.