Work comemora 12 anos

Fruto de insatisfação do gaúcho Gilson Salatino Feix. Como o próprio Gilson reconheceu em uma entrevista alguns anos depois, este foi o principal motivo que o levou à fundação da Work Telemarketing. Foi em maio de 1991, que este corretor de seguros, lançando mão de seu espírito empreendedor – ele chegou a abrir uma corretora de seguros -, fez uma reunião com a filha Priscila e o cunhado César Luis Pinto, criaram um projeto de venda e entrega de ingressos e resolveram partir para o negócio próprio. Eram 4 PA´s e ele era um dos operadores. Depois, eles entregariam os convites para o Free Jazz na porta do Teatro Municipal.
A espiral inflacionária e a falta de visibilidade para planejar em longo prazo foram os primeiros entraves, de larga. “Tínhamos o primeiro cliente à mão, e nos estruturamos para novos projetos”, comenta Gilson. Ele não escondia, alguns anos mais tarde, as dificuldades na consolidação da atividade que começa a surgir no País e chegou a declarar a intenção de até fechar as portas. “Cheguei a pensar em fechar”, lembra. Mas, com a insistência, ganhou outro importante cliente, o Banco Nacional, para o qual passou a fazer um trabalho com sua base cadastral.
A experiência com a Amex, para o Free Jazz, em 91, onde 75% dos ingressos eram vendidos por telefone, com entrega na porta do Teatro, foi um marco para prestar o mesmo serviço ao GP Brasil de Fórmula 1, a partir de 1996. Outro grande espetáculo foi a venda de ingressos para a apresentação do Pavaroti, no Pacaembu. “Aí esta atividade realmente deslanchou”, lembra.
A empresa cresceu a ponto do próprio Gilson, em maio de 95, afirmar que a New Work Stations era a “maior empresa do mercado”. Na época ele reconhecia o crescimento da atividade e que “existe uma série de outras (empresas) que concorrem em tamanho com a gente. Está muito claro que não precisamos ser a maior mas, com certeza a melhor”.
Gilson lembra que um dos primeiros “boons” da empresa foi em 93, quando chegaram a 40 PA´s. “Na época, éramos realmente uma das grandes do mercado”, avalia. A estratégia adotada por ele foi a especialização nas áreas que estavam tendo sucesso, como checagem de base de dados cadastrais e anti-atriction, neste caso para o Banco Nacional. Desta época a companhia mantém até hoje a filosofia, como descreve, de ser a melhor, não necessariamente a maior. “Não que não possa ser os dois (maior e melhor), mas o fundamental é ser a melhor do mercado”, pontificou, em 95. É da mesma época, uma declaração de Walter Savaglia, então diretor de marketing da NWS. Ele disse para a revista interna que a empresa “foi criada para trabalhar na prestação de serviços de telemarketing de maneira planejada”.
Foi em 97, que a Work iniciou uma outra fase de crescimento e mudanças. Foi inaugurado o site de Perdizes, anunciado como o mais moderno e bem equipado da América Latina com 122 PA´s. Ele possuía tecnologias inovadoras para a época como discador automático, mensagem exclusiva por cliente, sistema de gravação DAT, monitoração remota, circuito interno de TV, URA GMK, tarifador Sumus e uma central Coral. E em outubro de 98, se associou à carioca TelePress e ampliou sua base para o Rio de Janeiro.
No final de 99, a empresa inaugura o site da r. Ceno Sbrighi, na Água Branca, que se transformaria em seu quartel general. Além de uma nova estrutura, a empresa inaugurou sua logomarca atual, que procura traduzir a filosofia de atendimento global. Mas foi em 2000, que a empresa deu outro salto importante. Criou, entre outras ações, o Programa de Qualidade Total Work. Dentro do projeto, foi criado o Bate-papo com o Presidente, com objetivo de tirar dúvidas, avaliar as críticas e gerar novas idéias para melhorar o ambiente de trabalho.

Datas marcantes:
* Em 92, conquistou um de seus principais clientes, o Banco Nacional.
* Em 92, a empresa começa a vender ingressos por telefone para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
* No início de 97, foi criada a Matrixx para oferecer consultoria, treinamento e terceirização de mão-de-obra
* Em 97, a empresa inaugura o site de Perdizes, anunciado como o mais moderno e bem equipado da América Latina
* Em outubro de 98, a Work associa-se à carioca TelePress.
* No final de 99, a empresa inaugura o site na r. Ceno Sbrighi, na Água Branca, que se tornaria a matriz.
* Em 2000, a empresa cria o Programa de Qualidade Total Work
Principais clientes:
ABN AMRO BANK
AMERICAN EXPRESS
AGF BRASIL SEGUROS
ASTRA ZENECA
BANKBOSTON
CHUBB SEGUROS
CROMEX BRANCOLOR
GERDAU
HONDA
HSBC SEGUROS
ICATU HARTFORD
IOB THOMSON
MASTERCARD
NEXTEL
UNIBANCO

Exposição comemorativa
Em comemoração ao aniversário de 12 anos, a Work promove uma exposição audiovisual para mostrar sua história, desde o surgimento e inauguração da primeira sede até instalações, prédios, colaboradores, clientes, eventos e demais acontecimentos que marcaram a trajetória da empresa.
A Work Telemarketing iniciou suas atividades em maio de 1991, com seis linhas telefônicas em tronco seqüencial, para atender ao projeto “Amex em Cartaz”, da American Express. Atualmente, a empresa atua como contact center, com 600 posições de atendimento. Está localizada em dois prédios (5 e 6 andares), em São Paulo.

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