Cláudio Tartarini, coordenador do Comitê Jurídico e do GT regulatório da ABT

ABT apoia decisão da Anatel sobre adoção do sistema Origem Verificada

Segundo a Associação Brasileira de Telesserviços, o caminho definido pela Anatel faz bom uso do avanço tecnológico da autenticação para a proteção do consumidor

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) divulgou um posicionamento sobre medida recente da Anatel de dispensar o uso obrigatório do prefixo 0303 e adoção do novo sistema de autenticação obrigatória das chamadas de telemarketing. Segundo Cláudio Tartarini, coordenador do Comitê Jurídico e do GT regulatório da ABT, “a aprovação da autenticação e a definição de medidas de controle de SMS ajudam a evitar fraudes e abusos. Nesse contexto, a decisão deve conferir maior segurança e confiança no uso do telefone pelos consumidores, valorizando as empresas com boas práticas. Ao mesmo tempo, podemos destacar que o 303 não tinha promovido melhorias na segurança e identificação do uso do telefone, pela generalidade de um número como o 303”. 

De acordo com Tartarini, “o resultado foi o estigma do número como algo indesejável, aumentando o volume de chamadas não atendidas e tornando o uso da rede de telecomunicações ineficiente. Assim, o caminho definido pela Anatel faz bom uso do avanço tecnológico da autenticação para a proteção do consumidor e para tutelar um uso apropriado das redes”.

Deixe um comentário

Rolar para cima