As relações de consumo, dada a voracidade do ambiente de negócios que vivemos, passaram quase a uma relação do caçador com a caça, onde o primeiro tenta de forma agressiva fazer com que o segundo consuma seus produtos de qualquer forma. O fenômeno é tão forte e tão contundente que o que deveria ser o “dia da caça” , passou a “dia do caçador”.
O que começou como um dia de reflexão e homenagem ao consumidor, passou a ser hoje um dia de empurrar produtos de qualquer maneira. Ao invés das empresas utilizarem a data para pensar como proteger os interesses de seus clientes com um atendimento mais justo e eficaz, não, resolveram como caçadores vorazes, atacar de tudo quanto é jeito. Não vemos mais como víamos nos primeiros anos, mensagens de respeito ao consumidor, mas sim ofertas e formas de fazê-lo comprar de qualquer jeito:
“Comemore o Dia do Consumidor Aqui.. São Milhares de Ofertas. Aproveite!”
“Até 70% OFF Em Até 12X Sem Juros. Dia do Consumidor É na N…”
“Aproveite Nossas Grandes Ofertas do Dia do Consumidor na E…”
Creio que o Dia do Consumidor, passou a ser mais um “Black Day” para as relações de consumo. Infelizmente.