Início de ano, muitos estão em férias, alguns em atividade, mas todos acabam acessando ou se conectando por necessidade profissional ou ímpeto pessoal: hábito arraigado que se expande no mundo contemporâneo!
A ABO – SP dá a largada de 2010 pela comemoração de sua 50ª. postagem no blog, uma maneira de valorizar ainda mais esse espaço.
Entre as manchetes dos jornais de hoje chama a atenção a que se refere aos operadores de telemarketing: “desafio sindical na explosão do telemarketing”.* Em síntese um contingente estimado de 300 mil empregados no Estado de São Paulo, que “se somam aos quase 750 mil em outros Estados” teve seu perfil delineado que desembocou na conclusão em grande parte de que não há motivação para se organizar profissionalmente.
As variáveis que incidem nessa “incipiente e tímida organização” são inúmeras, mas o que inquieta é a miopia com que esses jovens (a esmagadora maioria) vêem sua atividade: o atendimento aos clientes/consumidores/usuários/cidadãos.
Esse é apenas um ponto, mas de importância, se for levado em consideração que muitos ouvidores ou profissionais alocados em ouvidoria vieram dos SACs.
Essa perspectiva sequer é colocada em questão, e aí desdobra a preocupação com a maneira pela qual o “atendimento” em ouvidoria é percebido.
Bem, um pensamento de agenda aplaca essa indignação e lança o desafio do ano: “atenção é a palavra-chave”!
Afinal esse é o espaço de ombudsman e ouvidores, logo há que se cuidar de sua organização.
*valor econômico 06/01/2010