5 fatos revelam porque os Millennials já deram vez à Geração Z
Por: Eric Lieb Em 30/12/2019
Fiz uma pesquisa pelo Google, e achei mais de 12 milhões de artigos que dizem que os Millennials vão acabar com isso ou aquilo, devido às suas características comportamentais. Tudo estaria sendo destruído, de casamentos ao consumo de comida.
Essa geração Millennials está se rendendo a rotina, como lavar roupa aos sábados, cuidar da casa, e gradualmente a nova onda, a Geração Z, está entrando em cena.
Essa passagem de bastão dos nascidos entre 81 e 96 para os nascidos em 97 e depois já começa a mostrar uma nova onda de consumo e comportamento:
-
Nos USA, a nova geração é extremamente diversificada, pois praticamente a metade é não caucasiana (versus 39% nos Millennials e 18% nos Baby boomers).
Essa diversificação cria uma geração muito mais tolerante aos movimentos sociais e mais sensibilizada. -
A tecnologia é um grande catalizador de uma geração. No caso da Geração Z, eles não sabem o que é um mundo sem smartphones ou acesso a internet. Virou um “direito universal”.
E eles estão trocando o Facebook ou Instagram pelo aplicativo chinês TikTok,. -
Com uma geração Millennials altamente endividada como custo das escolas / faculdades, estão em uma situação financeira precária.
Os Gen-Z já estão inclinados a uma visão mais socialista e acreditam que o maior desafio de seus pares será a economia global e o endividamento. -
O mercado de trabalho já mostra uma mudança grande, com 70% da geração Millennials com alguma fonte de renda paralela, não caracterizando uma relação de emprego tradicional.
Isso também altera o hábito de consumo, onde valorizam uma marca específica que acreditam oferecer uma experiência diferenciada. -
O futuro da Gen-Z, segundo uma pesquisa da Delloitte mostra uma opinião preocupante, onde 82% acham que será mais difícil conseguir emprego que a geração de seus pais.
Todas essas características mostram que a indústria, o mercado em geral, terá que se reinventar para agradar e atrair a nova Gen-Z. O uso de meios digitais irá catapultar as verbas de marketing para o intangível.
Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor. Apaixonado por tecnologia digital, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como consultor. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais. Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.