Atender o cliente exige capacidade de entendimento, jogo de cintura para contornar situações conflituosas e habilidade para finalizar o atendimento com sucesso.
O exercício desenvolvido pelos profissionais de call center há tempos deixou de ser uma atividade para suprir necessidades momentâneas, onde o maior índice de procura pelas vagas eram de pessoas com pouca qualificação e sem maiores expectativas de carreira, e passou a ser vislumbrada por um público que está em busca de ascensão profissional. Com a grande oferta no mercado de trabalho e empresas cada vez mais exigentes, houve a necessidade da profissionalização da atividade, e tudo indica que essa evolução
continuará ainda por muito tempo.
continuará ainda por muito tempo.
Hoje empresas investem cada vez mais em seus profissionais, oferecem remuneração compatível com outras atividades reconhecidas há mais tempo e ainda pode-se contar com o conhecimento teórico através de cursos superiores desenvolvidos especialmente para a categoria.
Isso nos mostra que estes profissionais não dispõem somente da linguagem e habilidade como instrumento de trabalho; pode-se contar também com o conhecimento teórico, ferramenta esta fora de cogitação há algum tempo.
Sem contar que existe uma consciência desenvolvida pelos contratantes de que nada vale dispor dos recursos tecnológicos avançados se o pessoal da operação não estiver altamente preparado e motivado.
Contudo, podemos concluir que a indústria de call center representa uma tendência irreversível em direção a agilidade, vários postos de empregos e claro a excelência no atendimento visto que os profissionais buscam qualificação para o melhor desenvolvimento da atividade e em contrapartida as empresas reconhecem este público como profissionais competentes que são.