Acessibilidade Social



Olá Fanáticos por Acessibilidade,


 


Tenho visto nos últimos meses, diversas empresas investindo em Canais/Ferramentas de atendimento diferentes dos tradicionais; Telefone, E-mail e Chat.


Existem ferramentas voltadas para estas novidades, que não somente garimpa a WEB em busca da sua marca, mas também servem para tratar/responder as manifestações realizadas.


Estamos falando de atendimento através de Comunidades Sociais como o ORKUT, Fóruns, Blogs, Twitter, Sites especializados em Reclamações de Clientes, como o Reclame Aqui, entre outros.


 


Enquanto algumas empresas se preocupam em estruturar uma equipe dedicada para este tipo de tratamento, outras adotam uma estratégia de ignorar esses novos canais, deixando toda e qualquer manifestação, fora dos canais oficiais de atendimento, sem resposta.


Esta semana, fiquei sabendo que existem no mercado, ferramentas que prometem atendimentos através de mensagens SMS. O Cliente envia uma mensagem, com sua dúvida, solicitação e/ou reclamação e recebe sua resposta através da mesma tecnologia. Tudo isso integrado!


 


Outra possibilidade é o Vídeo Atendimento, ou Atendimento Presencial Virtual, já praticado, por exemplo, por Claro e Tecnisa, cuja proposta é atender o Cliente através da WEB, com a possibilidade de áudio, vídeo e troca de mensagens escritas ou ainda, através de Totens de Auto-Serviço, com as mesmas interações citadas e ainda mais, como transferência de documentos através de Download e Upload, acesso remoto para Suporte Técnico, assinatura de documentos, entre outros…


Soma-se a tudo isso, YouTube, Flickr, SlideShare, Beezzer, entre outras possibilidades de expor a sua marca, levando até o seu Cliente não somente informações institucionais, mas tirando dúvidas e resolvendo problemas.


 


No caminho contrário desta evolução, existem empresas que “obrigam” seus clientes a interagirem por um único canal.


Na semana passada, na tentativa de auxiliar um Cliente que comprou um hand held em 2005, entrei em contato com o fabricante do produto (uma das mais famosas metonímias do mercado), através do telefone divulgado no site e recebi do atendente a informação de que eu deveria abrir o chamado de suporte através do chat, no site da empresa.


Para testar até onde iria tal absurdo, informei ao mesmo que não possuía acesso ao Chat e ele reforçou, dizendo que eu deveria “trocar” de computador.


Mais insistente ainda, disse que não possuía computador e desejava realizar uma Reclamação.


E a resposta: também para reclamar, só será possível via Chat!! Que fanatismo, hein? Fanático por expulsar o Cliente da sua Marca.


 


Ressalto que tais possibilidades não substituem ou afunilam os Canais de Atendimento existentes. Acessibilidade significa proporcionar aos seus diversos tipos de Clientes, “mais” possibilidades. Educar é a única forma aceitável de fortalecer esse ou aquele canal. Obrigar jamais!


 


Qual é a sua opinião sobre esses novos canais? O que você tem visto/utilizado de diferente, na sua empresa ou nos relacionamentos com outras empresas que poderíamos destacar?


Teve alguma experiência negativa como a citada acima?


 


Abraços Fanaticamente acessíveis,


 


Alessandro Xavier


Fanáticos pelo Cliente


[email protected]


 


Twitter: www.twitter.com/fpcliente

0 comentário em “Acessibilidade Social”

  1. De fato algumas empresas msm nesta era moderna ainda insistem em ditar caminhoes para os clientes. Mas temos tb empresas que estão trabalhando os canais de forma bacana. Vi o exemplo da Tecnisa e achei bem interessante. Sou Diretora do primeiro e único site de elogios do Brasil , ElogieAki e sei o quanto é importante a opinião do consumidor.
    Ana Fontes – Diretora
    http://www.elogieaki.com.br

  2. De fato algumas empresas msm nesta era moderna ainda insistem em ditar caminhoes para os clientes. Mas temos tb empresas que estão trabalhando os canais de forma bacana. Vi o exemplo da Tecnisa e achei bem interessante. Sou Diretora do primeiro e único site de elogios do Brasil , ElogieAki e sei o quanto é importante a opinião do consumidor.
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    Ana Fontes – Diretora
    http://www.elogieaki.com.br

  9. Olá Alessandro!
    Você está corretíssimo quando afirma que a entrada destas formas de contato já são uma realidade, mas que existem algumas empresas que insistem em remar contra. As novas gerações de consumidores são muito mais amigáveis a interações viabilizadas tecnologicamente pois aceleram o processo de tomada de decisão e resolução de problemas. Esta geração já nasceu plugada na internet e possuem acesso a uma gama gigante de opções. Empresas que não perceberem isso certamente irão morrer.

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