CLIENTES 3.0



Kotler comenta em seu ultimo livro Marketing 3.0 sobre a nova postuira das empresas frente aos seus clientes e ao mercado, os clientes modernos não compram apenas pelo valor pago ou pela marca e sim, comprarão os “valores” gerados PELAS EMPRESAS QUE OS FABRICÃO E COMERCIALIZAÇÃO. É preciso que as empresas tratem os clientes como seres humanos, dotados de corpo, mente e espírito.

Não basta ter o melhor produto, é necessário agora uma postura frente ao planeta e ao futuro.

Recomendo fortemente a leitura, que ´já esta modificando a maneira das empresas se comunicarem com seus clientes.

Porém estes conceitos refletem a mudança na maneira de pensar (e de ser influenciado a comprar) dos consumidores nos últimos anos, antes o principal na decisão de compra era a “marca” (marketing 1.0)e a força desta na decisão de compra; é fácil lembrar de campanhas publicitárias como “Não é uma Brastemp” e de como as empresas alinhavam suas estratégias de marketing as marcas. 


 

Com a alta pressão dos genéricos e a facilidade de “clonar” os produtos, a onda mudou para Intimidade com seus clientes, fidelização e gestão dos relacionamentos (marketing 2.0); com ela a busca desenfreada de fidelizar por aproximação, falar a lingua dos clientes.

Desenvolver produtos que na visão dos clientes são importantes!

Mas sobretudo na linguaguem deles consumidores, seus anseios e necessidades e muitas vezes na nova forma de viver a vida. 


 

 

 

Agora “todas conversam com seus consumidores” (pelo menos tentam), mas começaram a descobrir que a cabeça dos consumidores também mudou, EVOLUIU” ou mesmo a mídia tem outra bola da vez. Agora a moda é Sustentabilidade, Valores pessoais, Proteção ao meio ambiente. FUTURO!!!!

 

Lembro que alguns anos atrás esta onda iniciou-se no sistema financeiro, tinha um banco (que por sinal, já foi comprado e esta sumindo – infelizmente) que não realizava emprestimos a empresas madeireiras na região amazonica. Porém cabe as empresas identificarem o limite de exposição, este novo consumidor, também tem o “saco pequeno” e uma capacidade de perceber quem esta falando a linguaguem do coração e espirito e quem tá fazendo de conta!

 

Ontem me saltou à mente a nova propaganda da Coca e seu apelo de sustentabilidade. Todas as empresas agoram vão plantar arvores!, todas não irão mais poluir o planeta (coitada da sacola plástica é o novo Bin Laden), mas será que as empresas não ESTÃO REFLETINDO nossa postura enquanto consumidores?

 

PRECISAMOS ENTÃO MUDAR NOSSA CULTURA PESSOAL E NOS TORNARMOS – VERDADEIROS CLIENTES 3.0.

 

CHEGA DE COLOCAR A CULPA NOS OUTROS E VAMOS FAZER A NOSSA PARTE, COMEÇANDO COM GESTOS MUITO SIMPLES

 


 

 

 

0 comentário em “CLIENTES 3.0”

  1. ricardo.roesler@gmail.com'
    Ricardo Roesler

    Bom dia amigo Mazza!

    Muito interessante essa forma de pensar, de não esperar as empresas se tornarem 3.0, e sim já virarmos consumidores 3.0…

    até porque isso será mais um incentivo das empresas finalmente se tornarem 3.0.

    Escrevo e aprendo todo dia sobre o marketing 3.0, obrigado pelo conteúdo!

    Abs!

    Ricardo Roesler

    MKT4.0: http://mkt4pontozero.blogspot.com/

  2. ricardo.roesler@gmail.com'
    Ricardo Roesler

    Bom dia amigo Mazza!

    Muito interessante essa forma de pensar, de não esperar as empresas se tornarem 3.0, e sim já virarmos consumidores 3.0…

    até porque isso será mais um incentivo das empresas finalmente se tornarem 3.0.

    Escrevo e aprendo todo dia sobre o marketing 3.0, obrigado pelo conteúdo!

    Abs!

    Ricardo Roesler

    MKT4.0: http://mkt4pontozero.blogspot.com/

  3. guilherme.perroni@syngenta.com'
    Guilherme Panico Perroni

    O marketing 3.0 veio para ficar e precisamos nos atentar para fazer mais do que fazíamos no passado, precismos fazer nossos clientes se apaixonarem por nossa empresa.

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