Olá leitores!
Percebo que ainda há muita confusão em relação à definição de DP (Departamento Pessoal) e RH (Recursos Humanos) e muitos me perguntam se são a mesma coisa, quais as diferenças, por isso abordarei o assunto.
Essa diversidade de nomenclaturas advém dos tempos idos, quando todos os subsistemas de RH eram um só departamento, chamado de DP.
Antigamente era comum que todos os assuntos relacionados aos funcionários, (hoje chamados de colaboradores), fizessem parte do DP.
Em organizações de pequeno porte, o DP ainda reúne todos os assuntos pertinentes à Gestão de Pessoas. Nas grandes, há departamentos distintos para cada assunto.
Com o tempo, o DP passou a ser chamado de Recursos Humanos (RH), por abranger questões de motivação, valorização do capital humano, do indivíduo. E num passado recente, também passou a ser nomeado de Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Gestão de Recursos Humanos (GRH), Talentos Humanos. Pois diz-se que pessoas não são recursos.
Hoje em dia, Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é uma área muito mais estratégica, encarregada de explorar da melhor maneira, as potencialidades dos colaboradores, conciliando os objetivos do negócio em si com as necessidades e motivações humanas.
Elaborei esta disposição somente para ilustrar, mas na prática não existe ordem, pois cada empresa tem sua própria organização e isso depende muito do porte e do número de colaboradores. As atribuições de cada área também podem transitar entre os departamentos, dependendo da empresa:
1. Recrutamento e Seleção (R&S): Validação e publicação das vagas, Seleção de profissionais, Seleção interna, Entrevistas por competência, Aplicação de Testes Psicológicos e Dinâmicas de grupo, Elaboração de provas situacionais, Confecção de Laudos, Datas Comemorativas, Organização de Festas de final de ano, etc.
2. Treinamento e Desenvolvimento (T&D): Levantamento de Necessidades para Treinamento (LNT), Aplicação de Treinamentos Técnicos, de Produto, de Comportamento, Avaliação de Desempenho em 360º, Plano de Carreira e Sucessão, Coaching para Liderança, e-learning, Educação à Distância (EAD), etc.
3. Administração de Pessoal (DP): Contratação formal dos profissionais, Folha de Pagamento, Cartão de Ponto, Hollerith, Entrevistas de Desligamento, Exames Admissionais e Demissionais, entrega e recebimento de uniformes, toda a parte burocrática e financeira relacionada à gestão de colaboradores. Em empresas de grande porte, dentro do DP pode haver divisões distintas, um somente para Admissão e outro para Demissão/Rescisão de contrato.
4. Administração de Cargos e Salários (C&S): Plano de Cargos e Salários, Descrição de Cargos, Remuneração variável, Remuneração por competência, Remuneração fixa, etc.
5. Administração de Benefícios: Assistência Médica e Odontológica, Vale Refeição, Vale Transporte, Seguro de Vida, Bolsa de Estudos, Auxílio-creche, convênios com clubes, associações, academias, escolas de idiomas, concessão de carros, computadores, celulares, etc.
6. Segurança e Medicina do Trabalho: CIPA (Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho), SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), Ambulatório, Ginástica Laboral, Programas de Qualidade de Vida, Nutrição, Combate ao Tabagismo, à Obesidade, Semana da Saúde, controle de Equipamento de Proteção Individual (EPI), Normas Regulamentadoras (NR), Mapeamento de zonas de risco, Facilities, Frotas, Terceirização de serviços (Recepção, Portaria, Limpeza, etc).
7. Comunicação e Endomarketing: Condução de processos de Comunicação interna, confecção do Jornal Interno, controle de notícias e comunicados colocados no Mural. Em empresas pequenas, esse departamento pode estar ligado ao RH, nas grandes, ao departamento de Marketing.
Em empresas modernas e mais voltadas ao humano, já há um departamento específico de Qualidade de Vida, o qual abrange programas de lazer aos funcionários, projetos de inclusão da família dos empregados, cursos a seus filhos, promoção de ações voltadas ao trabalho voluntário, ao Meio Ambiente.
Por fazer mais parte de Exatas do que de Humanas, o DP em algumas organizações, já se reporta à Gerência Financeira e não mais à Gerência de RH.
Infelizmente, nos anúncios de emprego, as nomenclaturas ainda estão mescladas. Por exemplo, para uma vaga para a área de DP, as empresas ainda colocam Auxiliar de RH, quando o mais adequado seria Auxiliar de DP. O mesmo acontece com o cargo Analista de Recrutamento e Seleção e ainda vê-se publicado Analista de RH. Ou seja, a expressão RH ainda é generalizada e utilizada para os diversos subsistemas do RH, quiçá, o que contribui para confundir as pessoas. A utilização adequada dos termos facilitaria a busca de vagas para os candidatos e até para o próprio pessoal de Seleção, ao receber os currículos.
Este foi um breve relato ou resumo, com finalidade de esclarecer um pouco, os perfis de cada área.
Forte abraço!
Achei bastante interessante e esclarecedor seu artigo!
Antes de lê – lo não saberia identificar as diferenças, gostei muito!!!
Abraço!!!
Muito boa a matéria Fabiana,
eu fui,sou seu aluno do senac e como estou atuando na área de Departamento Pessoal fiquei muito interessado .
Aqui na empresa são separados os dois setores .
Oi, Fabiana.
Ao meu ver se fosse vantajoso, ao seu bolso claro e aos seus interesses, que você poderia falar em Megafones sobre um grande caminhão passando pelas portas das fábricas como faziam ou ainda fazem os poucos sindicalistas por esse Brasil pregando por novas jornadas e salários.A Uma comunicação direta, precisa, inteligente, educadora em que coloca tudo em seu devido lugar.Quem sabe veremos essa Grande Profissional, tirando essas dúvidas como vemos um(Professor Pasquale)na midia hem?
Só tenho a agradecer em poder através da sua comunicação desvendar temas importantíssimos!!
A do caminhão é pra chegar mais rápido a quem precisa!!!
abraços..
Legal e esclarecedor!
Sou de TI e não sabia da distinção e separação dos segmentos da área de RH.
Gostei bastante!
Oi Debora!
Que ótimo que tenha gostado!
Espero que continue acompanhando os artigos!
Abraços
Fabiana
Oi querido Ian
Que bom que tenha lido e gostado do assunto.
Temos muito o que conversar!
Obrigada pelo comentário!
Abraço
Profa. Fabiana
Nossa, Reinaldo!
Obrigada pelos elogios!
Mas essa simples escritora e ousada, ao mesmo tempo, ainda não tem tais pretensões!
Muito obrigada pelos comentários! Continue por aqui.
Abraço
Fabiana
Oi Sidney!
Que bom que encontro público para meus artigos, pois às vezes, como tenho muito contato com pessoal de RH, penso estar falando o óbvio.
Continue por aqui.
Abraço
Fabiana
Olá,
Fabiana!!!
Excelente sua matéria, rica em detalhes para que realmente as pessoas consigam entender essas diferenças deste setor tão importante dentro das Empresas.
Muitos infelizmente ainda acreditam que a àrea de IT é mais importante do que a Àrea de Pessoas, em muitos momentos passei por situações em que tinha que ” brigar ” para que alguns profissionais entendessem que o diferencial de uma Empresa para Outra era a essência do Ser Humano.
Parabéns !!!
At,
Wagner
Oi Wagner!
Obrigada pelo comentário!
Concordo com você, mas sou suspeita, afinal defendo a importância do capital humano nas organizações, mais do que tudo, rsrs
Continue acompanhando os artigos!
Forte abraço
Fabiana
Oi Wagner!
Obrigada pelo comentário!
Concordo com você, mas sou suspeita, afinal defendo a importância do capital humano nas organizações, mais do que tudo, rsrs
Continue acompanhando os artigos!
Forte abraço
Fabiana
Muito interessante esse artigo, bem elaborado, e de fácil entendimento para todos. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, adorei saber que sempre temos bons profissionais no yahoo groups.
Boa Noite!!!
Fabiana…
Excelente artigo, aliás como tudo o que você escreve…
Tenho acompanhado seus escritos através do grupo do João Honório e até me envergonho (rsrs) do meu blog quando vejo seus artigos…outro dia comentei com um amigo, quando eu crescer..quero escrever como a Fabiana..rs
Parabéns mais uma vez, você tem contribuído muito para o meu crescimento.
Abs
Rosangela Oliveira.
Muito boa a abrangência do assunto. Obrigada!
Parabéns. Você pensa exatamente como penso, como implantei em grandes redes de prestadores de serviços. Ressalvo apenas que os subsistemas de RH sejam tratados como processos e, portanto, uma única pessoa poderá trabalhar mais do que um subsistema. Por outro lado, o pessoal de RH/DP ainda não entenderam a importância da área perante os demais departamentos da empresa e muito menos em relação aos clientes. Sempre defendi o DP integrado ao RHTOTAL para facilitar o uso do banco de dados.