Quem nunca ouviu falar que o ano só começa depois do carnaval? Esta lenda cai por terra à medida que ocorrem crescimentos na situação econômica do país. Foi o que pudemos observar no ano passado onde tivemos um recorde histórico na geração de empregos com 2,5 milhões de oportunidades com carteira assinada. Os setores que mais cresceram foram o do comércio, o da indústria e o da construção civil, e prometem crescer ainda mais neste ano.
O ano de 2011 tem tudo para repetir a dose, porém com expectativas maiores de geração de empregos. O Ministro do Trabalho Carlos Lupi aposta em 3 milhões de novos empregos para este ano que já iniciou. O Ministro acredita também em fontes alternativas de geração de emprego para garantir mais um recorde. Tais como o Programa PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento); O Programa Minha Casa Minha Vida; O Mercado Internacional e a preparação para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, todos esses fatores e muitos outros irão contribuir para oportunidades de emprego formal em 2011.
O Brasil não pára nem no período das festas do final do ano! Nesta época normalmente acontecem mais demissões do que contratações. Mesmo com esta tendência negativa, em Dezembro do ano passado, foram contratadas mais de 400 mil pessoas com carteira assinada.
Eu atuo em uma Consultoria em Recursos Humanos, onde trabalhamos conforme a demanda de nossos clientes, e tivemos uma quantidade alta de vagas novas, todas efetivas entre os meses de Dezembro e Janeiro, algumas ainda não foram fechadas, devido à queda no número de candidatos nesta época do ano. Vagas temos, porém muitas vezes faltam candidatos, o que mais ouvimos é: “Eu vou viajar só volto depois das festas” ou “Vou aproveitar meu seguro desemprego e viajar, depois volto a procurar emprego…” E por ai vai.
Esta história de que tudo: serviços; indústrias; economia, só engrenam depois do carnaval faz com que as pessoas só se interessem em procurar emprego depois do mês de Janeiro e acabam perdendo boas oportunidades por conta deste pensamento.
Aqui vai uma dica muito importante para quem está a procura de um emprego: os meses de janeiro e fevereiro são os melhores para se conseguir uma boa oportunidade de trabalho, pois a concorrência cai e a pessoa que procura emprego ganha opções, até mesmo de escolha, além de ter maior visibilidade no mercado.
O trabalhador hoje conta com diversas fontes para a procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, tais como: os Centros Públicos de emprego; agências; consultorias, Internet (sites de recolocação de profissionais, sites das próprias empresas). Muitas destas são fontes gratuitas onde o candidato pode cadastrar seu currículo e concorrer às vagas.
Quem muito espera acaba vendo não só o carnaval passar como vê também um bom trabalho ficar distante. Então não perca mais tempo elabore um bom currículo, prepare uma boa roupa e mãos a obra!
Não deixe um novo emprego acabar em cinzas junto com a quarta-feira.
Muito bom esse artigo, leitura agradável e assertiva. De fato o mercado de trabalho passa por uma inversao de papeis durante o final do ano até o carnaval. Tanto se escuta falar sobre a falta de oportunidade de trabalho, mas poucos sabem que nessa época o que falta (para nós, profissionais de RH) são candidatos disponíveis e de fato interessados. Parabens pelo texto!
Realmente, gostei muito do artigo.Quem é de RH entende esta dificuldade.
Este ano senti muito este pensamento dos brasileiros, pois em diversos processos seletivos os candidatos me disseram que tinham “férias” programadas e só voltariam depois do carnaval para procurar emprego, sem contar as muitas solicitações de demissão dos funcionários para viajarem no final de ano. Situação que não dá para entender.
Parabéns pelo texto, pois mostra para os clientes o que passamos nesta época.
Os aspectos ressaltados no texto ilustram o que vivenciamos nesta época na área de Recursos Humanos. Parabéns pela abordagem! Excelente leitura!
Os aspectos ressaltados no texto ilustram o que vivenciamos nesta época na área de Recursos Humanos. Parabéns pela abordagem! Excelente leitura!