A 10 anos aprendo sobre pessoas trabalhando diretamente com elas e para elas, não só nas empresas por onde passei, mas principalmente no meu dia a dia como cidadã, profissional e consumidora. Nas empresas, todas elas distintas no seu segmento e, mais ainda nos seus estilos de gestão, eu tive a prazerosa tarefa de ministrar treinamentos em diversos temas como atendimento e vendas, foco dessa matéria. Nessas empresas, havia o processo compra e venda bem presente, cada uma com suas especificidades, mas todas dependendo do sucesso e eficácia deste processo para obterem resultados positivos.
Hoje na verdade, empresas de telefonia, cosméticos e móveis, por exemplo, proferem com orgulho “nosso consultor de vendas”. Bem, vender é entregar, repassar o que está a venda em troca de espécie de moeda, de valor (hoje pode até ser em troca de favores econômicos, sociais ou políticos). Dessa forma, o vendedor é profissional capacitado que oferece, mas não explica; entrega, mas não acompanha o desempenho do que entregou; muito menos a satisfação do seu cliente.
Quando vamos a um supermercado, ninguém nos vende nada; nós somos nosso próprio “tirador de pedido” com nossa listinha na mão. Quando vamos a um posto de combustível trocar o óleo do carro, possivelmente seremos atendidos por um vendedor. Mas quando e como reconhecemos um atendimento de consultor de vendas?
Quando somos abordados de forma empática, ética, respeitosa por profissional que nos surpreende até com necessidades que não sabíamos que tínhamos; que nos presta toda assessoria conceitual, técnica e negocial sobre o produto e serviço adquirido e que mantém uma interação conosco depois da efetivação da venda.
Por tudo isso, registro: Consultoria – essa é a premissa que faz a diferença no seu negócio, não importa qual o ramo ou o porte dele.