O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

HSM Editora: a editora dos Gurús!



 

No início do ano, o Grupo HSM anunciou o lançamento de um selo editorial para publicar livros voltados para o público executivo. Trata-se da A HSM Editora, uma unidade de negócio da HSM Educação que tem como objetivo a publicação de títulos nacionais e estrangeiros ligados à área de negócios e gestão executiva.

 


Segundo José Salibi Neto, cofundador e CKO (Chief Knowledge Officer) da HSM, o objetivo da empresa é preservar os livros dos gurús que a empresa traz para os seus seminários nacionais e internacionais em administração. “Alguns livros de negócios necessitam de um tempo de maturação mais longo, o que dificulta a estratégia comercial das editoras. Nosso objetivo é preservar as obras de nossos gurús”, comenta Salibi, que também é editor da revista do grupo, a HSM Management.


 


A HSM Editora tem plano de lançar diversos títulos ainda este ano. Os três primeiros lançamentos da editora já dão uma bela mostra do alto padrão de qualidade com o qual que pretende trabalhar:

 

 

Miopia Corporativa (Richard S. Tedlow)

 

Este livro trata de um tema comum mas não muito explorado no mundo empresarial: a negação. Uma crença, mesmo que inconsciente, de que um determinado fato é terrível demais para ser aceito e, portanto, não pode ser verdadeiro é bastante comum. Os exemplos vão desde o alcoólatra que jura que bebe apenas socialmente até o presidente que declara “missão cumprida” quando isso não é verdade. No mundo dos negócios, muitas empresas entram em estado de negação enquanto seus desafios se transformam em crises. Richard S. Tedlow coloca duas questões interessantes: Por que tantos líderes inteligentes se recusam a aceitar fatos que ameaçam suas empresas e carreiras, se recusando a agir para mudar a situação? E como podemos encontrar coragem para evitar a negação quando nos defrontamos com mercados em mutação, novas tendências, novos concorrentes? O autor analisa vários exemplos práticos, com destaques para os casos de empresas como Ford, Coca-Cola, Intel, Johnson & Johnson e Dupont.

Richard S. Tedlow é professor de Administração de Negócios na Harvard Business School. Seus títulos anteriores incluem Andy Grove – eleito pela BusinessWeek um dos 10 melhores livros de 2006, 7 Homens e os impérios que construíram (editora Futura)  – eleito pela BusinessWeek um dos 10 melhores livros de 2001; e The Watson Dynasty.


 

 

Vencedoras por opção(Jim Collins & Morten Hansen)

Este é um livro bem pesquisado e contestador, que mostra de maneira convincente que, mesmo num mundo caótico e incerto, o sucesso é uma opção e não apenas um golpe de sorte. Através de mais um trabalho inovador, os autores colocam no ar a seguinte pergunta: por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não? Com base em nove anos de pesquisas, Collins e seu colega Morten Hansen enumeram os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, focando não apenas o desempenho, mas também os cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam. Foram estudadas companhias que alcançaram o sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar. Os pesquisadores compararam essas empresas com um conjunto formado por organizações que não tiveram o mesmo sucesso em cenários muito semelhantes.


Jim Collins começou sua carreira de pesquisador e professor na Stanford Graduate School of Business, onde recebeu o Distinguished Teaching Award em 1992. Em 1995, fundou um laboratório de gestão em Boulder, Colorado, onde atualmente realiza pesquisas e dá consultoria para executivos dos setores corporativo e social. Collins é diplomado em administração de empresas e ciências matemáticas pela Stanford University, e recebeu diplomas honorários de doutor da University of Colorado e da Peter F. Drucker Graduate School of Management, da Claremont Graduate University.


Morten T. Hansen é professor de gestão na University of California, Berkeley (School of Information) e na INSEAD, França. Ex-professor da Harvard Business School, é Ph.D. pela Graduate School of Business da Stanford University, onde recebeu o prêmio Jaedicke por performance acadêmica de destaque. Morten também foi consultor na área de gestão do Boston Consulting Group em Londres, Estocolmo e São Francisco.


 

 

Entendendo Michael Porter (Joan Magretta)

Este livro é o primeiro resumo conciso e de fácil compreensão do pensamento revolucionário de Michael Porter. A obra mostra como as ideias de um dos mais importantes pensadores de estratégia são atemporais e nunca perderam sua relevância e atualidade. Ainda que o mundo empresarial tenha tido acesso a novas ideias sobre negócios, o livro de Magretta deixa claro que os conceitos apresentados por Porter continuam essenciais para o dia a dia de quem busca o sucesso de uma organização. Utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva, Joan Magretta usa sua larga experiência em negócios para oferecer ao leitor possibilidades reais de colocar os conceitos de Porter em prática, por meio de exemplos atuais. O texto aborda os principais conceitos sobre estratégia como: as cinco forças, vantagem competitiva, cadeia de valor, diferenciação, custo relativo e estrutura do setor. Além disso, mostra de maneira clara e exemplificada os equívocos mais comuns cometidos pelas organizações e seus líderes.


Joan Magretta acompanha Porter há duas décadas e usa sua larga experiência em negócios para traduzir as ideias poderosas deste especialista, oferecendo ao leitor possibilidades reais de colocá-las em prática, por meio de exemplos ilustrativos atuais. Michael Porter é, sem dúvida, um dos principais especialistas em estratégia. Com colaboração total de Porter, este livro traz ainda um capítulo especial com perguntas respondidas por ele, baseado nas dúvidas mais frequentes dos gestores.

 

           


 

 

O objetivo da Editora HSM nos próximos cinco anos é lançar 280 livros escritos por autores de referência na área, nos formatos impresso, digital e audiolivro, e comercializados em diversos canais – incluindo sites de e-commerce, livrarias e durante palestras e cursos realizados pelo grupo.

 

Na próxima semana, durante o HSM Expo Management 2012, a HSM Editora deverá lançar mais algumas obras de destaque em gestão empresarial e liderança. O evento ocorre de 5 a 7 de novembro, no Transamérica Expo Center. Vale a pena conferir!


 


 

Confira também:

 

HSM Expo Management 2012 (http://www.hsm.com.br)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima