Você sabe o que é gamification? Se quiser, pode até traduzir: joguificação. Não tem o mesmo charme, diria meu eu interior colonizado. Mas o fato é que é uma tendência forte no mundo do marketing digital.
Segundo Leandro Kenski, da Media Factory, “gamification é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica”. Na prática, significa a oferta de recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.
Lembra programa de fidelidade? Exatamente. E essa parece ser a vereda por onde a gamification vai crescer. Porque junta a tendência natural de recomendação e interação do público com as empresas com quem ele sente alguma afinidade, e que esteve exatamente no nascedouro do conceito de fidelização, com a facilidade que as redes sociais oferecem para a participação. Ou seja, solo fértil para o uso de mecanismos de games na divulgação de marcas.
O infográfico abaixo mostra a importância que a gamification vem ganhando no marketing.
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