Hoje, dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e muita gente ainda não tem a exata noção da doença, das consequências e das possibilidades em torno de um tema tão difícil. Mas é sempre melhor conversar a respeito do que fingir que “só acontece com os outros”. Eu não sou um especialista, mas gosto de pesquisar e compartilhar. Esse é o espírito do Clube do Livro. Então vamos lá…
O Câncer1 é um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas. Pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.
Em geral o câncer não é hereditário, e existem apenas alguns raros casos que são herdados. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não. O câncer é não é contagioso e, atualmente, mais da metade dos casos de câncer já tem cura.
Posto isso, o Clube do Livro faz uma reflexão para, mais uma vez, recomendar um dos livros mais emociantes que já li, e homenagear um professor em sua última lição, certamente a maior de todas.
O livro A LIÇÃO FINAL já mereceu destaque aqui (e provavelmente será sempre citado por este Blog) pois trata-se de um difícil exercício de planejamento. O livro conta a história de Randy Pausch, um professor de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia. Um dedicado cientista com 47 anos de idade, casado e pai de três filhos pequenos. Infelizmente, o professor Randy recebeu um terrível diagnóstico de um câncer no pâncreas e faleceu em 25 de julho de 2008. Antes porém, ele deixou uma aula de vida e um livro que explica o seu legado.
Como o próprio Randy comenta no início do livro, nada substitui um pai vivo, mas ele queria deixar para os filhos algumas lições com os melhores recursos que tinha em mãos. Seguindo a tradição americana, ele aceitou o convite para sua palestra de despedida na Universidade Carnegie Mellon. A idéia seria uma reflexão sobre a sua trajetória pessoal e profissional, e que ficaria como uma grande aula para seus filhos, a sua forma de contribuir para a criação deles. Tudo feito com o suporte incondicional de sua esposa Jai, que se dividia entre o apoio ao marido e a negação de seu próprio sofrimento.
“A LIÇÃO FINAL”
Randy Pausch – Jeffrey Zaslow
Editora AGIR – 2008 (252 páginas)
1 a maior parte das informações sobre o câncer foram extraídas do “Boletim contra o Câncer” da AON Consulting, elaborado pelo Profº Dr. Rodolfo Milani Jr e Equipe de Gestão em Saúde – Aon Consulting (27/11/09)