O Impacto do Coaching Executivo nas Organizações



Hoje o mercado de trabalho exige dos profissionais comportamentos e conhecimento técnicos em uma esfera muito maior que há tempos atrás, devido a uma mudança estrutural em nossa sociedade onde impacta diretamente as organizações e os indivíduos nela envolvido. Essas transformações ocorrem de forma agressiva pela necessidade de competir e de sobreviver num mercado dinâmico, globalizado e principalmente exigente.

 

As mudanças estabelecem uma necessidade de aprendizado maior para acompanhar a gestão de sua complexidade. O aprendizado no mundo corporativo reflete diretamente sobre a capacidade de adequação dos indivíduos responsáveis por empreender essas modificações. O novo modelo organizacional requer um aprendizado constante deixando de ser experimentado apenas na escola e nessa linha o processo inicia-se de forma individual, grupal e organizacional. Hoje as organizações dispõem de estratégias para abarcar as exigências que a globalização gera e uma delas é o Coaching.

 

O propósito do Coaching Executivo é auxiliar o individuo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e alcançará sua equipe. Ser um Coach significa ser um profissional qualificado para ajudar uma pessoa a expandir suas competências levando-a de um posicionamento a outro, sustentado por seus princípios e valores.

 

O Coaching de executivos é um processo individual de desenvolvimento de liderança que aperfeiçoa a capacidade do líder para alcançar metas organizacionais em curto e longo prazo. O processo pode demandar qualquer tipo de mudança de atitudes e hábitos, habilidades em desenvolvimento, preparar-se e desenvolver-se para tarefas futuras, definir e implementar liderança, metas e negócios e estratégias. O seu foco principal é melhorar o desempenho do líder em busca de novas competências, levando à satisfação profissional e pessoal, onde o ponto de inicio é o desejo de mudanças para atingir metas. Sendo assim, sua finalidade é a aplicação na corporação, pois o Coaching irá atingir como o líder pensa e se comporta aumentando sua produtividade e conseqüentemente sua equipe e como um ciclo alcançara toda a corporação.

 

Os usuários do Coaching geralmente estão buscando posições superiores, parte esta aumentando suas habilidades de liderança e outra parte esta tendo dificuldades na atividade atual, identificado por comportamentos que estariam colocando suas carreiras e organização em risco.

 

Há anos atrás o Coaching era reconhecido como uma ferramenta eficaz para a melhoria do desempenho do executivo, hoje fica evidente que o Coaching é utilizado como estratégia organizacional. Percebe-se como um processo semelhante à psicoterapia, no qual supõe mudanças de padrões de comportamentos e de atitudes necessárias, abordando as vertentes implicadas na mudança.

 

Para um resultado satisfatório do Coaching é fundamental que a pessoa tenha consciência da necessidade da mudança de comportamento, porém depende da disposição interna para enfrenta-lá, no entanto, não adianta a empresa e o Coach estarem conscientes da necessidade de mudança e o participante não o reconhecer.

 

O impacto do processo de Coaching aumenta de forma considerável a produtividade individual porque gera o autoconhecimento, autoconsciência do desenvolvimento, autoconfiança, iniciativa e conseqüentemente potencializa a produtividade organizacional. Portanto, em um mercado de trabalho extremamente competitivo, as empresas precisam cada vez mais investir em seus lideres, para que se tornem capazes de resolver problemas e lidar com situações difíceis.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima