O que vale mais para uma empresa?



Consumidores fiéis ou novos usuários?

 

Dizem nas escolas de Marketing que conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais que manter um cliente fiel…

 

Deve ser verdade, afinal o que sua empresa esta investindo nos consumidores fiéis?

Quase nada, perto do “rio de dinheiro” que investe na conquista de novos uusários.

 

Quer um exemplo (ridículo):

Quem paga mais barato por uma assinatura de revistas ou mesmo para assinar uma tv a cabo?

 

Um novo usuário ou um usuário atual?

 

Pense bem!

Se você faz parte da carteira de cilentes de uma destas empresas pesquise quanto um novo usuário tem de “vantagens” em relação ao seu contrato!

Experimente ligar (se conseguir ser atendido) e marque quanto tempo levará o atendimento quando você escolhe as opções:

Reclamações, Solicitações de serviços, se for cancelamento vai ser covardia!

depois ligue novamente e escolha a opção COMPRAR produto.

Todos somos vitimas de enxurradas de propagandas que buscam conquistar novos usuários (isto em todas as operadoras),

 

Um dia experimente (se tiver “saco” de ficar na linha esperando)

Ligar e solicitar o cancelamento de sua assinatura!

 

Quando o atendente lhe perguntar PORQUÊ (ele não acredita que alguém em sã consciência pode viver sem sua operadora), diga que é por causa do preço – TÁ MUITO CARO!

sem pestanejar, ele irá lhe propor um desconto promocional para que não cancele!

 

Porque estas empresas, não se utilizam do famoso “sistema” (sempre com problemas quando reclamamos e excelente funcionamento nas compras) e identificam aqueles consumidores fiéis, que pagam em dia e sem que eles peçam ofereçam um desconto por lealdade ou fidelidade?

 


Triste sina dos assinantes!

Nos pagamos todos os investimentos feitos na conquista de “novos usuários”!

 

Não quero ser injusto com nenhuma empresa, caso você se sentir ofendido com este post, utilize na parte de baixo um local chamado de “COMENTÁRIOS” e coloque sua opinião ou contraponto, prometo que eu divulgo sua colocação…

 

Afinal vivemos numa Democracia!

 

De qualquer forma, a paciência dos consumidores esta acabando (hoje somente 50% das residências brasileiras tem tefone fixo!) e a inteligência de reconhecer as diferenças entre as empresas e os serviços prestados por elas esta cada vez maior!

 

Se você ainda não sabe!

Seu emprego e a sobrevivencia de sua empresa depende de um ser chamado: CONSUMIDOR

Se ele te abandonar por mais que a cada dia surjam novas vitimas um dia isto vai acabar!

 

Dica!

Faça periodicamente um exercicio:

se coloque no papel de seus consumidores e analisem o seu desempenho de fora para dentro

Cuidado, sem protecionismos

Seja sincero com você mesmo!

 

Aproveite e faças as mudanças necessárias e sempre que puder provoque no seu cliente o famoso UAU!!!

Entregue sempre mais do que prometeu!

 

Boa Semana!

Abraços

Mazza

twitter: @mfmazza

 

Amigo Fabio, eu já estava esquecendo:

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”

 

 

 

 

 

0 comentário em “O que vale mais para uma empresa?”

  1. É uma incoerência triste. Gastar mais por novos clientes e após isso perdê-los quando não forem mais “novos clientes” e ficarem insatisfeitos com o tratamento “diferenciado” enquanto “clientes fiéis”. Abraço!

  2. De um modo geral, as empresas raramente se dão conta de que cliente NUNCA RECLAMA, VINGA-SE. O cuidado com o cliente “ainda fiel” é um desafio cultural antes de ser econômico. Em algum momento de sua história a empresa amadurecerá e, a partir dessa tomada de consciência, passará a cuidar melhor dos que já garantem a sua produção de riquezas. O “drama” é que a maioria dos que se afirmam especialistas de marketing, não raro, têm formação sofrível em sociologia e psicologia do consumidor.

  3. O foco das empresas está em vender cada vez mais. Os novos clientes são tratados como semi deuses até fecharem o contrato. O famoso pós vendas tão comentado tempos atras não resistiu a voracidade da legião de captação de novos clientes.

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