Feedback é um jogo de percepções por essa razão é difícil exercitá-lo já que envolve visões que podem ser influenciada por valores, crenças e experiências. Alem disso, o feedback não deve ser praticado com visão de passado e sim com olhar para o futuro. Não basta dizer que o trabalho não está certo (passado) é preciso direcionar ao caminho correto (futuro).
Para transitar do passado para o futuro é preciso atravessar a PONTE isso significa criar vínculos, aproximar um ponto ao outro através de uma estrada pavimentada com vias de mão dupla, que permite o caminhar com mais liberdade de modo que favoreça o fluxo da comunicação, disponibilizando mais informações e o compartilhar de visões, experiências e conhecimento.
A PONTE favorece a união do externo com o interno, valoriza a colaboração, exigem a capacidade de respostas associadas ao conhecimento, interesse, necessidade e vivências. Constrói mais valor e possibilita o desenvolvimento das PESSOAS e dos NEGÓCIOS!
Estamos diante da ação que possibilita TRANSPORTAR de um ponto ao outro, superando limitações em prol da alta performance, de modo progressivo, seqüencial e integrado conduzindo a maturidade.
Para praticar a ação de feedback, é preciso seguir um processo. Daí a necessidade de esquematizar através de alguns passos, exemplificado aqui via PONTE.
Vamos lá! Caminhe pela PONTE.
Preparado para planejar?
Esse é o primeiro passo para atravessar a ponte, saber para onde vai, a meta. Quais recursos e quanto tempo são necessários para alcançar o objetivo, prazos. Planejar é analisar dados, identificar os fatos que podem interferir nos resultados, tanto positivo quanto negativo. Entender, buscar exemplos, para isso é fundamental uma preparação sólida e consistente.
Este é o momento para definir a solução e estabelecer a ação, ou seja, o que vamos fazer para caminhar rumo à solução, que caminhos vamos seguir para chegar ao outro lado da ponte? É nesse momento que inicia a negociação.
Mas, é possível refletir ao outro uma visão clara e sem distorções, reforçando a natureza positiva de forma que seja tratado com ética e respeito.
Transitar é caminhar, é transformar os reflexos em imagem, é ampliar a visão e as possibilidades de interação entre as pessoas favorecendo o autoconhecimento e a auto-estima. Este é o ponto mais importante: o crescimento e o desenvolvimento através do feedback que passa a ser mais do que uma ferramenta de gestão, é uma ação de desenvolvimento que agrega valor quando praticado de forma continuada.
Parabéns! Texto bem elaborado e o conteúdo muito apropriado!
Angela,
Todo mundo tem que ser adulto, equilibrado, possuidor de bom senso, coerencia e discernimento para construir a ponte proposta. O Super Ego tem que ser posto de lado e a fogueira das vaidades apagada. Fora isso, estou com você.
Ótimo texto.
Feedback a açao mais dificil e a mais encantadora de todas as exercidas pelo lider. Continue presenteando com seus textos.
Insuportavelmente lindo!!!
Bjs
gostaria que esse blog apresentasse uma oportunidade de trabalho aqui em recife nessa area
de telemarketing agradeceria muito
valerie